Aliança Francesa promove Festa da Gastronomia em Belém

Evento será realizado pelo quarto ano na capital paraense. Além de divulgar a culinária, proposta é mostrar o patrimônio cultural da França.

qua, 20/09/2017 - 16:43
Divulgação Tradicional festa da cultura francesa se estenderá por três dias Divulgação

A 4ª edição da Festa da Gastronomia ficou ainda melhor. Promovido pela Aliança Francesa de Belém, o evento deste ano se estendeu para três dias e, além disso, está inserido no circuito do BDZ (Belém Design Zones). Toda a programação foi pensada para que o público tenha a oportunidade de se engajar em diversas atividades que ocorrerão no espaço físico da Aliança Francesa de Belém e, dessa forma, possa conhecer a gastronomia francesa de múltiplas maneiras (ver site http://www.afbelem.com/).

A primeira edição da Festa da Gastronomia ocorreu em 4 de janeiro de 2011, por iniciativa da Secretaria de Estado do Comércio, do Artesanato e do Turismo francês. A partir de 2013 a festa, que inicialmente tinha duração de apenas um dia, foi estendida para três e ocorre agora no mundo inteiro, com os objetivos de celebrar a culinária francesa como patrimônio cultural; torná-la acessível a toda a sociedade; promover a gastronomia enquanto ferramenta de desenvolvimento econômico, regional e nacional; e valorizar os setores relacionados à culinária, como o turismo, a agricultura e também a formação profissional.

Em Belém, a primeira Festa da Gastronomia data de setembro de 2014. No ano de 2016, alcançou um público de mais de 800 pessoas em apenas um dia de evento. O objetivo, além de promover a cultura e a culinária francesas, é também fomentar um diálogo com a culinária paraense em colaboração com algumas das melhores referências gastronômicas da cidade, como Le Bistrot, Grand Cru, Sushi Ruy Barbosa, Santa Chicória e muitos outros atores do universo gastronômico local: Toró Gastronomia, Mercearia Vicente, Brigaderie e a Associação dos Estudantes Estrangeiros da UFPA, vindos de países africanos francófonos.

A programação da edição atual conta com ateliers de enologia, de cozinha francesa (com um chef francês), circuito por dez regiões francesas com exposições e degustação de comidas típicas, além de feira gourmet e um concurso de melhor prato francês. Abaixo segue a programação completa:

Sexta-feira (22 de setembro)

19H. Atelier de enologia, com apresentação de técnicas, em francês e português, de degustação e harmonização de vinhos com a sommèliere belenense Ana Luna Lopes, do restaurante Le Bistrot.

Sábado (23 de setembro)

10H – 17H. Circuito das regiões francesas, com exposição cultural e degustação de comidas típicas de 10 regiões da França metropolitana e ultramarina (atrações produzidas pelos professores, alunos e parceiros da Aliança Francesa de Belém). Quizz na mediateca da AF Belém e concurso no instagram, valendo prêmios, meia bolsa e jantares especiais nos nossos restaurantes parceiros : Grand Cru, Shushi Ruy Barbosa e Le Bistrot. Palco aberto o dia todo, com várias atrações culturais. (Ingressos: R$ 4 / R$ 5, à venda na AF Belém).

Domingo (24 de setembro)

09h – 13h. Feira Gourmet, uma #ConexãoFrancofoniaPará, com parceiros locais e delícias da culinária francesa.

09h – 12h. Atelier de gastronomia, em francês, com o Chef Laurent Fournier. Uma verdadeira iniciação à arte da pâtisserie francesa, por meio da apresentação e produção de receitas tradicionais salgada e doce.

10h - 12h. Concurso do melhor prato francês, escolhido por um júri de aficionados pela gastronomia francesa. Valendo prêmio, uma bolsa parcial e um dia de Chef no restaurante Santa Chicória, com o Chef Paulo Anijar.

Local: Tv. Rui barbosa, 1851 . Informações: 3224 3198 ou 3224 3998 ou no site

Da assessoria do evento.

COMENTÁRIOS dos leitores