Nacional Ceará Paraíba Pará Pernambuco São Paulo

1ª edição do Festival de Verão encerra a estação na UNG

Atrações como Food Trucks, feira de artesanato e concurso de bandas, levaram a comunidade para dentro do campus da universidade no centro de Guarulhos

por Wagner Silva seg, 20/03/2017 - 14:55

A primeira edição do Festival de Verão da Universidade Guarulhos, que aconteceu neste final de semana, teve a participação da comunidade em uma ação de integração do espaço físico da instituição com o público que mora no entorno. Atividades artísticas e ações sociais fizeram parte do repertório e agradaram as pessoas que estiveram presentes no sábado. O mau tempo não afugentou os participantes e não chegou a atrapalhar a programação.

Para o público infantil, foram montados espaços de leitura e de pintura facial. A criançada também contou com um espaço de atividades físicas, com cama elástica e parede de escalada. Para os jovens e adultos, um instrutor de slackline esteve presente, orientando aqueles que queriam aprender a andar na corda. As crianças de todas as idades também puderam assistir à apresentação de um espetáculo circense, com crianças e adolescentes da Cidade Seródio, bairro da periferia de Guarulhos.

Escola de Circo Cidade Seródio

O projeto social Escola de Circo Cidade Seródio é formado por educadores e orientadores pedagógicos, que usam o universo lúdico do circo para ajudar na alfabetização de crianças entre 7 e 17 anos. Parte de um projeto do governo estadual nos anos 90, a iniciativa passou para a administração do Instituto Criança Cidadã, uma organização sem fins lucrativos, sediada no bairro da Barra Funda, em São Paulo. De acordo com o coordenador pedagógico, Paulo Marambio, o projeto também oferece outras atividades, como dança, artes marciais, cursos de capacitação e informática. “É importante transportar o imaginário dos alunos para o circo e, com isso, conseguir que eles se concentrem mais nas atividades escolares”, declarou o educador.

Food Trucks

A parte gastronômica do Festival ficou a cargo dos Food Trucks, com receitas de norte a sul do país. O destaque ficou com a presença da Kombi do Chef, que funciona como uma extensão do Consulado Gaúcho, com sede no Campo Belo. Único representante do tradicional lanche sulista batizado de “Xis” em São Paulo, a Kombi chamou a atenção pelo tamanho dos lanches, produzidos com uma receita familiar e um pão exclusivo, com quase 30 centímetros de diâmetro. “Quando os gaúchos de São Paulo descobrem que a gente vai participar de algum evento, nossos ingredientes esgotam antes do final”, conta Vânia, atendente do Truck. “Em dia de jogos (de futebol) de times do sul, sempre nos procuram nas imediações dos estádios”, acrescenta Carlos, que também atende na Kombi do Chef.

O encerramento da primeira edição do Festival de Verão da UNG teve o concurso musical, que reuniu bandas independentes, do rock ao rap gospel, passando pelo sertanejo e pelo folk. Destaque para a banda Slap, com repertório autoral em inglês que remete ao grunge dos anos 90.

COMENTÁRIOS dos leitores