Mulheres criticam promoção da Livraria Saraiva

Empresa dá desconto para público feminino, mas limita as categorias apenas a livros de temas corriqueiros, sem se estender a temas mais acadêmicos, científicos ou até mesmo históricos

por Rebeca Ângelis seg, 06/03/2017 - 12:58 Atualizado em: seg, 06/03/2017 - 19:03

Uma promoção lançada pela Livraria Saraiva em todo o Brasil tem sido alvo de polêmica entre as mulheres. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8), a empresa está oferecendo 50% de desconto na compra de livros, exclusivamente, para o público feminino que efetuar o cadastro previamente na página oficial da empresa na internet. 

Só que para a surpresa e insatisfação de muitas, a venda dos produtos limita-se apenas a algumas categorias, sem se estender a temas mais acadêmicos, científicos ou até mesmo históricos. Na página da Saraiva, o público pode optar apenas por temas como 'atitude’, ‘românticas’, ‘que se cuidam’, ‘fashionistas’, ‘religiosas’, ‘que gostam de dançar’, ‘organizadas’ ou ‘geeks’, dentre outras categorias.

Nas redes sociais, a iniciativa tem sido vista como anacrônica por muitas. "Quero ser convidada a comprar os livros que EU, como leitora, cliente, e interessada, preferir: quero crônica, poesia, epistolografia (cartas), ensaio, memórias, (auto)biografia, filosofia, história, crítica literária, fotografia, artes, romance, et cetera. Aprendam a respeitar suas leitoras e leitores. Se querem fazer promoção, deixem o cliente levar o que gosta. Do contrário, parece queima de estoque com falsa homenagem como pretexto", escreveu uma internauta.

Já outra seguidora ressaltou estar decepcionada com a empresa: "Vcs criaram uma campanha em homenagem ao dia das mulheres dando descontos e para minha surpresa...Os livros abordados são padrão 'bela, recatada e do lar'. Por favor, sem entrar na questão de machismo ou feminismo porque eu nem debato esse tipo de coisa, mas foi ridículo essa promoção. Sou advogada e o meu acervo de livros os, quais 90% adquiriro com vcs, são profissionais. Então mulher não pode ser uma profissional? Vcs condicionaram a promoção à imagem antiga da mulher, imagem essa que hoje já é veemente rebatida. Enfim, me decepcionei e estou inclusive demonstrando essa decepção de forma aberta nas redes sociais e lógico nem de longe me surpreendi quando recebi muitas mensagens de mulheres profissionais como eu, com esse mesmo sentimento de decepção".

É isso mesmo - A assessoria da livraria Saraiva informou que o desconto "não é válido para as áreas de Contabilidade, Ciências Biológicas, Exatas, Curso de Idiomas, Didáticos, Direito, Engenharia, Tecnologia, Informática e Medicina". 

Mais tarde, após as 18h desta segunda (6), a assessoria da livraria voltou a entrar em contato com o LeiaJá e informou que mais de 200 mil títulos estarão incluídos na promoção. Entre as categorias, estarão Administração, Agropecuária, Artes, Autoajuda, Ciência Humanas e Sociais, Economia, Esoterismo, Espiritualismo, Esportes e Lazer, Gastronomia, Geografia e História, Linguística, Literatura Estrangeira, Literatura Infantojuvenil, Literatura Nacional, Psicologia, Religião e Turismo.

Além disso, a Saraiva ressaltou que a campanha só é válida no dia 08/03/2017, ou até o termino do estoque. Pelo e-commerce, a livraria informa que o desconto será válido para as clientes já cadastradas no site até 23h59 de 07/03/2017, desde que tenham autorizado o envio de e-mails, já que receberão um cupom de 50% de desconto pelo endereço eletrônico.

COMENTÁRIOS dos leitores