Nacional Ceará Paraíba Pará Pernambuco São Paulo

Escritora recebe homenagem de Maurício de Souza

Criador da Turma da Mônica prestou homenagem a Carolina Maria de Jesus, escritora negra brasileira

por Geovanna Bertaioli sex, 17/02/2017 - 12:51

A página da Turma da Mônica no Facebook prestou uma homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus. O post faz referência aos 40 anos do falecimento de uma das mais importantes escritoras negras do país.

Carolina, moradora da favela do Canindé, zona norte de São Paulo, trabalhava como catadora e registrava o cotidiano da comunidade em cadernos encontrados no lixo. No final da década de 1950 foram descobertos mais de 20 diários da escritora.

Um desses cadernos deu origem ao livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, que foi recusado por diferentes editoras e publicado somente em 1960.

O relato simples e em primeira pessoa marcou a história da literatura nacional. Após o lançamento, o livro teve mais três edições sendo traduzido para 13 idiomas e vendido em mais de 40 países.

“Conhecer e honrar as guerreiras do passado é uma das formas de cultivar um futuro mais justo para as meninas. E nesse quesito, não temos nem o que dizer sobre Carolina de Jesus. Dona da Rua nata!”, anuncia a publicação na rede social.

A homenagem da Turma da Mônica faz parte do projeto “Donas da Rua”, lançado em 2016, em parceria com a ONG Mulheres. A ideia é reforçar a autoestima de meninas e mulheres de todo o Brasil à defesa de seus direitos. 

COMENTÁRIOS dos leitores