Nacional Ceará Paraíba Pará Pernambuco São Paulo

Festival de Berlim promete grandes estrelas

A 67ª edição da Berlinale, o primeiro dos grandes festivais de cinema do ano na Europa, apresentará quase 400 produções internacionais

qua, 08/02/2017 - 12:40
John Macdougall Penélope Cruz, Hugh Jackman, Catherine Deneuve e Richard Gere estão entre as estrelas aguardadas no Festival de Cinema de Berlim a partir deste 9 de fevereiro John Macdougall

Penélope Cruz, Hugh Jackman, Catherine Deneuve e Richard Gere estão entre as estrelas aguardadas no Festival de Cinema de Berlim a partir deste 9 de fevereiro.

A 67ª edição da Berlinale, o primeiro dos grandes festivais de cinema do ano na Europa, apresentará quase 400 produções internacionais.

O evento, que terá 11 dias, vai começar com a estreia mundial de "Django", a biografia francesa do célebre músico de jazz Django Reinhardt, cuja família foi perseguida pelos nazistas em Paris.

Dezoito filmes disputarão o Urso de Ouro. O Brasil será representado por "Joaquim", do diretor Marcelo Gomes.

O presidente do júri será o cineasta holandês Paul Verhoeven ("Instinto Selvagem", "Elle").

A atriz americana Maggie Gyllenhaal, o ator mexicano Diego Luna e o artistas dinamarquês-islandês Olafur Eliasson estão entre os sete integrantes do júri.

O diretor da Berlinale, Dieter Kosslick, afirmou que o festival, considerado o mais político dos grandes festivais europeus, pretende trazer um pouco de luz em um tempo sombrio para o Ocidente.

"O programa que preparamos apresenta filmes que abordam o tema da coragem e confiança, e fazem isto com muito amor", disse.

"Nunca se sabe o que vai acontecer com o mundo quando você começa a trabalhar no programa, mas parece que os diretores têm a capacidade de prever o futuro e observar os acontecimentos atuais", completou Kosslick, para quem "apesar da confusão que reina no mundo, esta é uma mostra optimista".

- Filmes autorais e grandes produções -

Para seguir a longa tradição do pós-guerra, o festival alternará filmes autorais com grandes produções. Entre os primeiros se destacam figuras veteranas do cinema europeu, como a polonesa Agnieszka Holland, a britânica Sally Potter, o alemão Volker Schloendorff, o finlandês Aki Kaurismaki e o romeno Calin Peter Netzer, vencedor do Urso de Ouro em 2013 com "Instinto Materno".

As grandes produções também estarão presentes, mas fora de competição, com "T2 Trainspotting" do britânico Danny Boyle, a sequência do êxito dos anos 1990 e "Logan", a terceira parte das aventuras de Wolverine.

A atriz espanhola Penélope Cruz estará em Berlín com "La reina de España", de Fernando Trueba, uma sequência de "A Garota dos seus Sonhoa", de 1998.

Richard Gere vai a Berlim, ao lado de Steve Coogan, Laura Linney, Rebecca Hall e Chloe Sevigny, para divulgar o thriller "The Dinner", do diretor americano Oren Moverman, adaptação do livro de mesmo nome do holandês Herman Koch.

Sally Potter, uma das quatro diretoras na mostra competitiva, apresentará na capital alemã "The Party", comédia com Kristin Scott Thomas e Timothy Spall.

A atriz francesa Catherine Deneuve também estará no festival, para divulgar "Sage femme", do diretor Martin Provost, fora de competição.

COMENTÁRIOS dos leitores