César Borges lança "Dicionírico", seu 8º livro

Entre declamações e autógrafos, o autor concedeu entrevista exclusiva para o LeiaJá

LeiaJa/ Antonio Henrique por Antonio Henrique Pinheiro qui, 07/07/2016 - 17:25

O autor guarulhense César Magalhães Borges lançou, na noite desta quarta-feira (6), o livro "Dicionírico: prosa, poesia & riso (de A a Z)". Entre declamações e autógrafos, o autor concedeu entrevista exclusiva para o LeiaJá e contou sobre o processo da escritura de seu primeiro trabalho voltado para o humor. 

"Eu vinha há muito tempo já juntando escritos meus com uma pegada mais humorística, mais leve, e eu percebia que esses textos não cabiam nos outros livros que eu ia escrevendo. Então sempre ia separando esse material, até que chegou um momento em que eu percebi que esse material já estava bem volumoso e que daria um livro. Lembro que eu estava terminando de elaborar um dos meus últimos livros, "Folhas Soltas Poesia Incidental", quando achei a forma que eu gostaria para esse livro, que seria fazê-lo em forma de dicionário. Aí eu já tinha um norte para caminhar com o livro."

Citando influências como Fernando Sabino e Chico Anysio, ele ressalta, também, a importância da família - como fonte de inspiração para os textos e também como fonte de apoio emocional e até financeiro. "Não sei se eles vão gostar de saber disso, mas eles inspiraram muitas coisas engraçadas que estão no livro. Porque o convívio com as pessoas é tudo; o escritor não pode abrir mão do convívio com as pessoas e o primeiro ninho nosso é a família, é o primeiro lugar onde você aprende a ver o mundo, onde você aprende a falar é com a família. Então, a família é essencial em todos os sentidos. No meu caso em particular, a família me ajudou muito. Meu irmão mais velho, assim que eu queria fazer o meu primeiro livro e estava com aquele material todo engavetado, meu irmão chegou em mim, ele tinha acabado de ser desligado de uma empresa e me emprestou o dinheiro do fundo de garantia dele para eu fazer o meu primeiro livro. Me lembro que vendi quinhentos livros daquela edição e consegui devolver o dinheiro para o meu irmão", recorda. 

"Dicionírico: prosa, poesia & riso (de A a Z)", é o 8° livro de César Magalhães Borges. Os anteriores foram: "Passagem" (1985, poemas e crônicas), "Contrastes" (1987, poemas), "Canto bélico" (1994, poemas), "Bolha de sabão" (1998, infantil), "Ciclo da Lua" (1999, poemas), "Três acordes" (2003, infantil), "Folhas Soltas Poesia Incidental" (2006, poesia) e o CD-livro "Verso em voz" (2013, antologia sonora). 

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores