Luiz Gonzaga, o Inventor do Nordeste

LeiaJá preparou hotsite especial sobre a vida e o legado do Rei do Baião

por Felipe Mendes | ter, 11/12/2012 - 16:33
Compartilhar:

 

Foto: Pedro Menezes/LeiajáImagens O músico cantou as histórias do povo nordestino O músico cantou as histórias do povo nordestino

Um dos mais importantes artistas brasileiros de todos os tempos, Luiz Gonzaga completaria, nesta quinta-feira (13), 100 anos de idade se estivesse vivo. Sua música, seus causos, suas vestes de vaqueiro e cangaceiro, seu carisma e genialidade causaram um impacto único na cultura brasileira e mexeram com a identidade do povo, especialmente o nordestino.

Para marcar data tão importante, o LeiaJá preparou um site especial sobre a vida, a obra e o legado do Rei do Baião, revisitando e analisando a importância que Gonzaga teve e tem na construção da identidade do Nordeste brasileiro. Muito mais do que apenas um sanfoneiro, Seu Luiz foi um sintetizador da cultura nordestina que vivenciou na sua infância, no Sertão do Araripe, em Pernambuco, para criar algo novo. Essa novidade transformou o cenário musical brasileiro e incluiu o Nordeste no mapa do Brasil.

A passagem do tempo na vida de Gonzaga; a parte musical da sua família; a alquimia que gerou o baião; seus parceiros musicais e apadrinhados; e o Parque Aza Branca, que o próprio Rei do Baião comprou e começou a construir em Exu, sua cidade natal, para ali fazer seu memorial; além de entrevistas e vídeos de animação exclusivos contando algumas histórias do rei do Baião. Tudo isso você encontra no especial Luiz Gonzaga, o Inventor do Nordeste.

| | | Link:
Compartilhar:

Facebook

Carregando