Fenahall: artesanato que valoriza ações de PE

Artesanato da "Mimo de Mulher" estará presente nos 10 dias da feira, em Olinda

sab, 07/01/2012 - 07:21
Divulgação Grupo Mimo de Mulher, de Paulista, lançará cerca de 500 peças personalizadas Divulgação

A nona edição da Feira Nacional de Artesanato do Chevrolet Hall (a Fenahall), uma das maiores feiras de artesanato do Norte/Nordeste, teve início nesta sexta-feira (6). O evento, que acontece há nove anos, traz ao estado artesanatos do Brasil e de mais de dez países, sob a temática da sustentabilidade. Este ano haverá mais de 200 estandes espalhados pela área interna do Chevrolet Hall, em Olinda. A expectativa é de que um público de mais de 100 mil pessoas circule pela feira nos dez dias de evento, que acontece até o dia 15 de janeiro.

Um dos propósitos da feira é incentivar e difundir a produção do artesanato pernambucano e ampliar este mercado em âmbito nacional e internacional. Como exemplo, o grupo produtivo Mimo de Mulher, formado por mulheres de Paulista, fará o lançamento de uma produção especial para a Fenahall, com nécessaires que trazem estampados os principais monumentos das cidades de Recife, Olinda, Igarassu e também do Arquipélago de Fernando de Noronha. Ao todo, serão cerca de 500 peças disponibilizadas no evento, com a temática “Folhagens” e “Pássaros” - respectivamente primeira e segunda coleção do grupo - e a edição especial “Monumentos”.

De acordo com Núbia Lima, presidente do grupo, a intenção de criar esta edição com os principais pontos turísticos de Pernambuco partiu do grupo sob a orientação de Verônica Campos, gestora do Sebrae. Ela explica o porquê do intuito de destacar os monumentos que marcam a história do estado. “Na feira teremos uma grande visibilidade turística, por isso escolhemos valorizar o que temos de melhor. A época de férias também é importante por viabilizar as vendas no setor”, declara a presidente, empolgada com o projeto.

Histórico - A formação da Mimo de Mulher surgiu em 2009, de uma parceria entre o Instituto Camargo Corrêa, a Tavex Corporation e o Sebrae de Pernambuco, que possibilitou o desenvolvimento de um grupo produtivo, atualmente composto por 22 mulheres do município de Paulista, que confeccionam acessórios, utilitários femininos e também são capacitadas à investirem na área de empreendedorismo.

Serviço
9ª FENAHALL
Quando: Até 15 de janeiro (Segunda à Sexta, das 16h às 22h | Sábados e Domingos, das 14h às 22h)
Ingressos: R$ 3 (meia-entrada) e R$ 6 (inteira)

COMENTÁRIOS dos leitores