A sedução de Gainsbourg

Filme sobre o artista tem pré-estreia na Fundaj, que também exibe Pacific

sex, 19/08/2011 - 15:39
Divulgação Entre as amantes de Gainsbourg esteve a atriz Brigitte Bardot Divulgação

Boas pedidas neste fim de semana para os cinéfilos de plantão. O cinema da Fundação, além de permanecer pela terceira semana com o filme “Melancolia”, de Lars Von Trier, estreia nesta sexta-feira (19) o recifense “Pacific”, de Marcelo Pedroso, e neste sábado (20), a pré-estreia de “Gainsbourg: O Homem que Amava as Mulheres”, de Joann Sfar.

Em “Pacific”, temos uma câmera curiosa por registrar momentos corriqueiros de uma viagem de navio ao arquipélago de Fernando de Noronha. O registro é interessante por ter sido feito inteiramente por passageiros, numa espécie de desconstrução das narrativas ficcionais e documentais do cinema brasileiro. A reflexão gira em torno dos recursos midiáticos disponíveis nos dias de hoje, e no processo do “faça você mesmo”.

Já de “Gainsbourg: O Homem que Amava as Mulheres” traz um retrato do músico, ator, cineasta e compositor francês Serge Gainsbourg em plenos anos 1960, com todo o pano de fundo de uma Paris incendiada pela efervescência cultural do período e dos seus diversos casos de amor, entre eles, o com a famosa atriz Brigitte Bardot, símbolo sexual da época.

Serviço

“Melancolia”, de Lars Von Trier | Sexta, domingo, quarta, quinta – 15h40, 18h15, Sábado – 17h30 e Terça – 17h, 20h

“Pacific”, de Marcelo Pedroso | Sexta, domingo, quarta, quinta – 20h55 e Sábado, terça – 15h40

“Gainsbourg: O Homem que Amava as Mulheres”, de Joann Sfar | 20 de agosto, às 20h

COMENTÁRIOS dos leitores