Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Feliz ano novo e boa sorte Brasil

Aldo Vilelaqui, 15/02/2018 - 09:10

Agora de fato podemos desejar um feliz ano novo, pois como de praxe neste país acabado, o ano somente começa agora pós carnaval. O povo brasileiro é assim nunca aprende e cria uma grande desculpa dizendo que tem de existir um pouco de alegria e o carnaval proporciona isso, coisa mesmo de país de terceiro mundo. Todos os números mostram um carnaval gigante em pessoas, em participações populares, em consumo de bebida, em hotéis lotados etc... todos esquecem a crise, os problemas do Brasil, a falta de escola, de saúde, de segurança de infra estrutura, mas afinal estamos no Brasil. Que este mesmo povo se lembre e se conscientize que teremos eleições no final do ano e que esqueçam a copa do mundo para poder mudar ou iniciar uma mudança neste país. Mas as notícias não são as melhores, Junto com uma resolução do TSE que havia ficado estrategicamente esquecida até agora, as cinzas da quarta-feira trouxeram uma certeza: mais do que qualquer outra, a eleição de 2018 será dos ricos e famosos. É o que acontecerá com a combinação da campanha mais curta (45 dias, sendo 30 de rádio e TV), que favorece os candidatos já conhecidos, com a permissão praticamente ilimitada de autofinanciamento, que coloca os ricos em larga vantagem. Lembremos que já houve um ensaio disso nas eleições municipais de 2016, embora os candidatos ricos tivessem um limite para colocar seu próprio dinheiro na campanha.

Jogo sujo

Prepare-se para o jogo sujo das eleições. Os políticos se autoconcederam uma autorização para mudar de partido durante o mês de março sem sofrer punições. Abriu-se o que eles chamam de “janela partidária”.

O agora

Nesse exato momento está acontecendo uma aberração que logo escalará as manchetes na forma de mais um escândalo: a pretexto de seduzir políticos com bom potencial de votos, partidos lavajatistas estão oferecendo dinheiro. É verba pública.

Dinheiro

A verdade e que tudo esse rolo de dinheiro sai do fundo eleitoral. Alega-se que tudo será usado na campanha. Sabe Deus! Há ofertas de mais de R$ 2 milhões.

O país da desordem se supera a cada dia

Mais uma vez, o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Segóvia, falou o que não deveria e não poderia ter falado. Tem sido uma marca da gestão Segóvia dar declarações desastradas e que denotam um desejo de agradar ao governo que o nomeou para comandar a Polícia Federal. É inadequado que um diretor-geral aja assim.

Temer temendo

O próprio Palácio do Planalto avalia que Segóvia deu um tiro no pé, numa tentativa de servilismo que teve efeito contrário ao pretendido. No entanto, ele não está dançando a música sozinho.

Ridículo

Delegados da Polícia Federal e procuradores da República são pródigos em falar sobre investigações em andamento. A diferença é que Segovia falou em defesa do presidente da República. Normalmente, as manifestações são para alardear provas contra um investigado. Falar contra um investigado pode. Falar a favor não pode? Ora, não pode a favor nem contra.

Não vai dar em nada

Dificilmente um ministro do STF cobra esses delegados e procuradores a explicar suas declarações sobre inquéritos em curso. Aliás, é comum ver ministros do STF a pontificar sobre casos que ainda serão julgados, antecipando posições.

Uma piada chamada Carlos Marun

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, falou que o governo continua confiando "no bom senso da justiça" em relação a autorização da Justiça para que a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) possa assumir o ministério do Trabalho. "O governo vai continuar confiando no respeito a Constituição federal", disse o ministro, que afirmou não ter lido a decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, de manter suspensa a posse. Um país que tem como ministro um sujeito do porte de Marum diz na verdade o que somos.

Críticas ao carnaval de Olinda

O vereador Jorge Federal alertou, através de ofício enviado 15 dias antes do carnaval, quanto aos problemas de mobilidade que ocorreram durante os festejos que foram provocados pela liberação de mais de 30 mil carros de aplicativos com acesso ao sítio histórico “prejudicando uma categoria centenária, os taxistas, e causando transtornos à população”.

Críticas pesadas em Lupércio

“Estava claro que iriam acontecer problemas no trânsito das principais artérias que circundam a cidade de Olinda, a exemplo da PE-01, PE-15 e da avenida Olinda, além da Estrada do Bonsucesso, Bultrins, Pan Nordestina e outras vias de acesso”, afirmou Jorge Federal. E completou: “Infelizmente, o prefeito Lupércio não teve a humildade em considerar o alerta feito e foi registrado, durante o carnaval, o maior congestionamento de todos os tempos”.


Tadeu Alencar: “É hora de aprofundar combate à Reforma da Previdência”

Aldo Vilelaqua, 07/02/2018 - 10:12

Muitos contra, muitos a favor, de novo a reforma da previdência é tema de discussão entre parlamentares e sociedade. O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) retoma a agenda de trabalho em Brasília disposto a aprofundar ainda mais o combate à Reforma da Previdência proposta pelo Governo Temer. Tadeu está alinhado à posição do PSB Nacional e afirma que o partido estará unido contra esta reforma, exercendo um protagonismo na oposição. Para o parlamentar, a tentativa tardia do Governo Federal em fazer concessões não convence, porque desde o primeiro momento não houve intenção de se fazer uma discussão séria sobre o tema, além da falta de autoridade política para implementar reformas de fôlego, tarefa que, afirma, deve ficar à cargo do próximo Presidente da República. Tadeu diz que uma Reforma da Previdência legítima precisa ser debatida com a sociedade e não imposta por campanha publicitária. Para ser aprovada, deve ser analisada com seriedade pelo Congresso Nacional – pois tema da maior relevância -, e não depender de um verdadeiro jogo de “toma lá, dá cá” entre governo e alguns parlamentares.  Porque uma reforma justa precisa fazer uma discussão honesta e transparente, e distribuir os eventuais sacrifícios de forma equilibrada. É por tudo isto que sou contra mais esta proposta do Governo Temer que contraria os interesses da população, e volto ao Congresso para, em nome da confiança que recebi das pernambucanas e pernambucanos, dizer não à Reforma da Previdência!

Daniel Coelho: “Lugar de político condenado não é disputando eleição, é cumprindo sua pena”

Em seu primeiro discurso na tribuna da Câmara dos Deputados em 2018, o deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE) fez duras críticas a ausência de parlamentares nas sessões da primeira semana legislativa deste ano. Também saiu em defesa da Lei da Ficha Limpa, alertando sobre a necessidade de se lutar para o cumprimento da legislação, que impede políticos condenados em segunda instância de se candidatarem a cargos públicos. “Lugar de político condenado não é disputando eleição, é cumprindo sua pena”, afirmou.

Críticas nos malandros

“Dezenas de deputados têm vindo à tribuna, de diversos partidos, atacando a lei da ficha limpa, a ação da justiça e todas as medidas de combate à corrupção conquistadas pela sociedade brasileira. Quando a Lei da Ficha Limpa foi aprovada, lá atrás, todos bateram palmas.

Mais pancada

Quando a gente se aproxima da eleição e diversas lideranças importantes de diversos partidos políticos estão enrolados com a Justiça porque cometeram atos de corrupção, o que a gente vê no Parlamento são ditos representantes do povo que atacam a Justiça, o judiciário e a Lei da Ficha Limpa”, destacou.

Parlamento sem compromisso com nada

No mesmo discurso, Daniel Coelho fez críticas à ausência de parlamentares nas primeiras sessões do ano, o que tem impedido o Congresso de votar qualquer matéria. “Essa casa parece se distanciar cada vez mais do que deseja a população brasileira.

Datando

Dia 6 de fevereiro às 19h06, e até agora o Congresso Nacional não discutiu, não avançou nenhuma matéria. A gente sabe que o ano legislativo já devia ter começado na semana passada, na quinta-feira, e a sessão não foi convocada. No dia de ontem, uma presença muito baixa e a essa hora, às 7 da noite, apenas 68 deputados de 513 com sua presença confirmada. Mostra realmente o pouco compromisso que está se tendo com a população

"Vou colocar hidrelétricas do São Francisco a serviço do desenvolvimento do seu vale", diz relator de projeto da Eletrobras

O deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA), indicado como relator do projeto de lei que prevê a privatização da Eletrobras, antecipou algumas mudanças importantes no projeto original (PL 9463/18).

Balela?

Aleluia, que é engenheiro eletricista e ex-presidente da Chesf, afirmou que pretende incluir em seu texto a garantia de que recursos gerados pelas usinas hidrelétricas do Rio São Francisco sejam novamente "descotizados" (retiradas da União) e passem a destinar parcela significativa para uma agência de fomento a ser criada na região, com autonomia administrativa e "blindada" aos cortes no Orçamento e a interesses políticos de momento. 

Estudos

O deputado também assegurou que a ideia já encontra aval técnico dentro do governo e que vem conversando com os setores especializados para a concepção final do modelo. Ele ressalta que a proposta está em sintonia com um dos compromissos do Poder Executivo, que defende em nota técnica que acompanha o projeto “o desenvolvimento de programa de revitalização dos recursos hídricos da bacia do Rio São Francisco”.

Educação e Saúde devem ser prioridade no Orçamento, defende Armando Monteiro

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (6), relatório do senador Armando Monteiro (PTB-PE) favorável à projeto, de autoria da senadora Rose de Freitas (MDB-ES), que estabelece prioridade para despesas com Saúde e Educação na execução orçamentária dos entes da Federação.

Projeto

O PLS 329/2017 modifica a Lei nº 4.320, para prever que o Poder Executivo, ao aprovar o quadro de cotas trimestrais da despesa de cada unidade orçamentária deverá priorizar as despesas destinadas a serviços públicos de Saúde e Educação, de forma a garantir a observação dos limites mínimos previstos na Constituição. Ou seja, ao destinar as verbas para os diversos setores do serviço público, primeiro devem ser garantidos os recursos para essas duas áreas.

Detalhando o relatório

Em seu relatório, Armando ressalta que “a despeito de todas as garantias constitucionais, são frequentes os casos de programas e ações de Saúde e Educação ficarem comprometidos ou mesmo paralisados em decorrência do atraso de repasses dos recursos públicos”. “E, mais grave, muitas vezes ao tempo em que outros programas de menor relevância social continuam sendo desenvolvidos normalmente. O PLS ajudará a equacionar esse grave problema”, destacou.

A fala de Armando

“A Educação é o futuro do Brasil, e prejudicar o ensino agora trará sérias consequências no médio e longo prazo para o País. O mesmo acontece com a Saúde. Um cidadão não pode esperar a crise passar para ter acesso ao exame, à vacina, ou a uma cirurgia que precisa. Ou seja, essa prioridade não pode ser apenas discurso. E hoje demos um passo importante no Senado para esse princípio se tornar realidade. Vamos trabalhar agora para aprovar rapidamente no plenário do Senado”, reforçou Armando.

Burocracia e dificuldades fiscais

Para Armando, no quadro de dificuldades fiscais por que passa o País, esse projeto é ainda mais relevante. A violenta queda no nível de atividade provocou uma redução sem precedentes na arrecadação. Assim, projetam-se déficits fiscais elevados para este ano e o próximo. Em que pese o prognóstico de recuperação da economia, nada impede que uma futura queda de arrecadação traga uma situação próxima da insolvência, como já acontece com alguns governos estaduais e municipais, que já são obrigados a atrasar pagamentos a fornecedores e mesmo de salários e aposentadorias dos funcionários.

Diogo Moraes destaca desenvolvimento econômico de Pernambuco em 2017

O Deputado estadual Diogo Moraes (PSB) discursou, em pronunciamento do grande expediente, sobre o crescimento econômico do estado de Pernambuco em 2017. O parlamentar citou a crise econômica originada ainda em 2014, que se arrasta até os dias atuais. Entretanto, Diogo destacou a desenvoltura do Estado nos últimos meses, com resultados econômicos expressivos. 

Mais fala de Diogo

No pronunciamento, Diogo pontuou que, até o momento, um dos principais setores que tem influenciado na retomada econômica é a agropecuária, que cresceu aproximadamente 17% de janeiro a setembro de 2017 em relação ao mesmo período de 2016. “As chuvas de 2017 e os investimentos do Estado em segurança hídrica foram revigorantes para o setor, que corresponde a 3,3% do PIB pernambucano”, argumentou.


Ministro Mendonça Filho anuncia apoio para a construção do novo Campus da UFPE em Goiana e vai pavimentando sua candidatura, não se sabe para qual cargo

Aldo Vilelater, 06/02/2018 - 12:06

O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou nesta segunda-feira, 5, apoio para a construção do Campus Goiana, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A informação foi dada durante o terceiro seminário do Movimento Pernambuco pela Educação, realizada pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. O Movimento tem como objetivo discutir alternativas para melhorarem os indicadores de Pernambuco na educação básica. Mendonça com isso vai pavimentando cada vez mais seu nome para uma disputa forte este ano, não se sabe se a senador, ou mesmo governador. Na pior das possibilidades ele garante com folga sua volta a Câmara dos deputados. Segundo o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, a expectativa é de que o campus comece a funcionar em 2019. “Nós entregamos o projeto ao ministro na semana passada e agora ele vai ser encaminhado para a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC”, explica o reitor da UFPE. “Precisamos também aprovar o projeto no conselho universitário da UFPE. A nossa expectativa é que isso aconteça no mês de março. Se a Sesu aprovar, aí nós vamos detalhar o projeto a nível dos laboratórios e das edificações para que comecemos as aulas em 2019”, completou Anísio Brasileiro. Mendonça fale quem quiser falar, tem sido um bom ministro e  em especial tem conseguido coisas enormes para o Estado ao qual ele representa. Sobre este novo campus ele destaca que será importante para atender o litoral norte de Pernambuco. “É um grande presente, uma iniciativa que vai casar justamente com a vocação industrial que se consolida e precisa de tecnologias, que gerem um horizonte de futuro melhor para os nossos jovens”, afirmou o ministro. “Eu creio que em poucos meses Goiana será premiada com essa iniciativa que vai consolidar um polo educacional que gere mais conhecimento, elevação da qualidade de vida da população e contribua para o ambiente econômico do município”.

Como Não Ser um Babaca no Carnaval

Sucesso nos carnavais de 2016 e 2017, a campanha  "Como não ser um Babaca no Carnaval", criada pela Prefeitura do Recife (PCR), volta em 2018 mais uma vez batendo na tecla do combate à violência contra a mulher durante a folia.

Contra o assédio

Pensada para o ambiente digital, pela equipe do Gabinete de Imprensa - Gerência de Presença Digital da PCR, em parceria com a Secretaria da Mulher, a campanha tem o objetivo de estimular o debate sobre assédio e a violência de gênero, utilizando um formato bem humorado e lúdico, que desconstrói comportamentos machistas naturalizados durante o carnaval. Ao invés de "pegador" ou "machão", a campanha apresenta o homem assediador ou violento como inadequado, "sem noção", ou até criminoso.

Orientação

Em 2018, foi criado um personagem para representar esse homem - o "Zé Mamão". "Mamão" é uma gíria local que significa "babaca", "bobão". O "Zé Mamão" faz tudo errado, e o manual o "ajuda" a rever seu comportamento, dando dicas sobre como se portar da maneira correta com as mulheres.

Temer envolvido até o talo

A Polícia Federal encontrou ligações telefônicas entre Michel Temer (MDB) e o coronel aposentado da PM João Batista Lima Filho – amigo de décadas e ex-assessor do emedebista.

Telefonemas

As chamadas são citadas em relatório da Operação Patmos sobre o celular do coronel. Segundo o documento, Temer e Lima tiveram 12 conversas telefônicas entre abril de 2016 e maio de 2017.

Prefeitura de Caruaru e a  qualificação profissional dos reeducandos

Marretas, talhadeiras, discos de corte, colher de pedreiro e muita atenção. É esse o cenário das aulas práticas dos cursos de qualificação profissional, fruto da parceria entre Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e o Patronato Penitenciário, que acontece na Lavanderia Municipal, localizada no populoso bairro Centenário.

Maia pra presidente

O DEM está organizando um giro por todo Brasil logo após o Carnaval. A sigla fará uma série de atos pelo país para apresentá-lo como pré-candidato ao Planalto.As filiações dos deputados Tereza Cristina (MS) e Fábio Garcia (MT) já serão usadas como palanque para Maia. Te cuida Michel Temer.

PSB sem candidatura própria

O PSB não deverá ter candidato a presidente da República em outubro. Com isso, o tempo de TV do partido na propaganda eleitoral será redistribuído entre todos, mas o dinheirinho do fundo eleitoral vai irrigar as campanhas para governador e para fazer as maiores bancadas possíveis no Congresso


O país das castas é o Brasil

Aldo Vilelaseg, 05/02/2018 - 08:44

Então vejamos meus caros leitores, acreditem os senhores e senhoras mas sem alarde e após mais de cinco anos, o ministro Fux, finalmente liberou para votação da corte uma ação que questiona diversos penduricalhos concedidos a magistrados do TJ do falido, acabado e quebrado estado do Rio de Janeiro. O ministro pediu vista do processo em 2012, após o relator do caso, Ayres Britto, votar pela inconstitucionalidade de artigos que criavam, entre outras benesses, auxílios de saúde, pré-escolar, alimentação, adicional de permanência e gratificações. Por isso esse país cada vez mais se distancia de ser uma democracia séria. Com o gesto, o ministro atendeu a demanda de juízes federais que não queriam ser os únicos alvos do movimento nacional que pode acabar com o auxílio- moradia. Eles pediam uma reanálise geral, inclusive sobre os benefícios dos colegas que atuam na esfera estadual e de integrantes de outros Poderes. A enormidade de penduricalhos concedidos pela norma à Justiça do Rio, Estado de Fux e no qual sua filha atua como desembargadora, foi destacada no voto de Ayres Britto. Há até a previsão de “licença especial de três meses, com vencimentos integrais”, a cada cinco anos de serviço. Como se diz em alto e bom tom o ditado brasileiro sempre prevalece por aqui, “farinha pouca meu pirão primeiro”. Como este país vai dar certo? Nunca.

Carnaval de Petrolina 

O som do maracatu e outros ritmos da cultura pernambucana deram as boas-vindas aos festejos de Momo na capital do São Francisco. A tarde do último sábado (03), foi de alegria e muita diversão no tradicional encontro dos blocos ‘Baque Opará’ e ‘8 Furos’, na Praça 21 de Setembro, área central da cidade.

Dez anos

Em sua 10ª edição, o cortejo chegou e transformou a cidade em uma verdadeira apoteose da folia levando a alegria de sempre, que é a marca registrada do evento.

Grupo de Oposição oficializa aliança com Diogo Moraes

Nesta última sexta-feira (02), em Brejo da Madre de Deus, agreste pernambucano, o grupo de oposição do município realizou um ato político, seguido de coletiva de imprensa, para firmar uma aliança com o deputado estadual Diogo Moraes (PSB).

Presenças

Do município brejense, estiveram presentes o líder da oposição na Câmara de Vereadores, Rubinho Nunes, e os vereadores Avecino, Júnior de Miguelão, Jobson Barros, Val e o ex-vice-prefeito Zé Dercílio. Também estiveram presentes suplentes, lideranças comunitárias e pessoas da comunidade brejense, que demonstraram apoio à nova coalizão política do Agreste. 

Mais gente

Outras lideranças políticas da região do Polo de Confecções do Agreste também participaram, como o prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero Ivanildo, os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe Júnior Gomes e Ronaldo Pacas, além de Fábio Mamão, líder da oposição em Jataúba e Prudêncio Gomes, de Toritama. Com as presenças registradas, o evento, que foi marcado para declarar apoio no município, foi amplificado e se destacou como uma grande reafirmação da representatividade do parlamentar junto às lideranças políticas do Agreste Setentrional.  

Diogo em campanha

O deputado destacou ainda que este é o momento de realizar parcerias alinhadas pelo grupo. “O diálogo no campo político se dá quando um grupo se une em prol de trocar ideias, aprumar um caminho, fazendo o melhor pelos os cidadãos. Chegou o momento de diálogo com esse grupo.

Compesa define esquema especial de abastecimento para o Carnaval

Um dos mais importantes polos do Carnaval de Pernambuco, Olinda contará com um esquema especial de abastecimento de água para a festa de Momo deste ano. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) fez ajustes operacionais no sistema para garantir a distribuição de água, todos os dias, nos principais focos de folia da cidade, que se concentram no Sítio Histórico.

Abastecimento

O regime especial de fornecimento de água diário vai funcionar a partir da próxima quarta-feira (7) e segue até 14 de fevereiro, da seguinte forma: no horário das 6h às 13h, serão abastecidos o Monte, Amparo, Guadalupe, Bonsucesso e Barreira do Rosário; e no período das 13h às 24h, serão atendidas as localidades da Ribeira, Carmo, Varadouro, Rua 13 de Maio, Rua da Bertioga, Carmo, Alto da Sé, São Francisco, Santa Tereza, Umuarama, V8, Amaro Branco e Ilha do Maruim.

Recife

Para o Carnaval do Recife, a Compesa manterá o mesmo regime de abastecimento já praticado nos bairros, tendo em vista que os principais corredores e polos de folia na cidade, como o desfile do Galo da Madrugada, ocorrerão em áreas onde o fornecimento de água é contínuo. A companhia também programou um reforço no abastecimento de água em outras cidades que costumam receber uma maior concentração de foliões e veranistas, nesta época do ano. 

Interior

Em Bezerros, no Agreste Central, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a companhia programou realizar o abastecimento diário para as áreas que recebem o maior fluxo de visitantes e onde ocorrem os desfiles dos blocos, como a festa Folia dos Papangus, que são os bairros do Rosário, do Cruzeiro (parte baixa), São Sebastião, Centenária e Centro.

Praias

Na Praia de Porto de Galinhas, um dos destinos mais procurados no Litoral Sul durante o Carnaval, a distribuição de água será realizada durante 24 horas, graças ao novo sistema adutor que foi colocado em operação, em outubro do ano passado, e permitiu dobrar a oferta de água para o balneário. Mesmo nas épocas de alta temporada, quando há o aumento do fluxo de pessoas na região, o sistema garante a regularidade do abastecimento de água em Porto de Galinhas.

Litoral norte

No Litoral Norte, nas localidades de Pau Amarelo, Maria Farinha, Conceição, Janga, no Paulista, além de Ponta de Pedras, em Goiana, e na Ilha de Itamaracá, o abastecimento de água seguirá o calendário normalmente, mas ganhará um reforço por meio de carros-pipa, que podem ser solicitados pelo serviço de teleatendimento da Compesa no telefone 0800 081 0195 (24 horas).

“Pernambuco tem contas organizadas porque se preparou para enfrentar a crise” quem diz é o deputado Tadeu Alencar

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) lembra que Pernambuco mantém o equilíbrio das contas estaduais, honrando compromissos, ao mesmo tempo em que investe em todas as regiões do Estado. O deputado destaca que as contas organizadas são fruto da capacidade de gestão do governador Paulo Câmara, que preparou o Estado para enfrentar a crise econômica nacional.

Armando se engaja no movimento para retomar construção da Barragem Engenho Pereira, em Moreno

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) esteve com o prefeito de Moreno, Vavá Rufino (PTB), nesta sexta-feira (2), e reafirmou seu engajamento na mobilização pela retomada da construção da Barragem Engenho Pereira. A obra – executada pelo governo do Estado – teve início em 2013, mas foi paralisada no ano seguinte. Ao gestor, Armando prometeu articular-se com a bancada federal de Pernambuco, de modo a garantir mais recursos ao empreendimento, através de uma nova emenda de bancada. Além disso, o petebista vai viabilizar audiências com o Ministério da Integração Nacional e a Presidência para tratar do projeto.


Um ano que será difícil para Paulo Câmara

por sex, 02/02/2018 - 10:20

A Oposição não vai mesmo aliviar para o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara Oque terá, este ano, o último de sua gestão, um encontro marcado com as promessas feitas na campanha de 2014 e com o seu programa de Governo. A cobrança foi feita hoje, pelo líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Silvio Costa Filho (PRB), durante a sessão que marcou o início da quarta sessão da atual legislatura. De acordo com  o parlamentar, o atual governador do Estado chega ao final de seu mandato com menos de 30% de seu programa de governo cumpridos. “O BRT continua inconcluso, o Projeto de Navegabilidade do Rio Capibaribe segue parado, o corredor do VLT da Avenida Norte nunca saiu do papel, a promessa da tarifa única ainda não foi cumprida, as 20 unidades do Compaz sequer foram iniciadas, entre outras promessas”, listou. E olhe que a campanha e o horário eleitoral no rádio na tv ainda não começaram, mas o tom do que vai ser a campanha este ano já foi dado.

Geraldo júlio e o Recife dos carnavais

O prefeito do Recife, eleito pelo PSB, estará comigo logo mais as 15h na rádio CBN RECIFE FM 105.7. Vai falar do carnaval, das ações da prefeitura do Recife e das parcerias com o governo de Pernambuco.

Contando os venezuelanos

Demorou mas o  ministro(  corrupto ou pelo menos investigado pela PF) da Casa Civil, Eliseu Padilha, informou durante entrevista no Palácio do Planalto, hoje, que o governo federal vai realizar um “censo” dos venezuelanos que entraram no Brasil.

O que disse esse exemplo de ministro?

Padilha declarou que na próxima quinta-feira (8) uma delegação de ministros e técnicos irão a Roraima discutir o tema. Segundo ele, o objetivo é conhecer o perfil dos imigrantes para poder recebê-los com uma "destinação mais ou menos objetiva".

Histórico

A Venezuela enfrenta uma forte crise política, econômica e social nos últimos anos. O número de imigrantes do país que entram no Brasil em busca de melhores condições de vida vem crescendo nos últimos meses. De janeiro a outubro de 2017, mais de 14 mil venezuelanos pediram refúgio em Roraima.

Elias gomes apelando

Mandou uma carta para todos os filiados e simpatizantes dele. Abaixo a carta na íntegra.

Carta oficial

Queridas e queridos filiados, dirigentes e detentores de mandatos do Partido da Social Democracia Brasileira em Pernambuco,

Há muito venho refletindo sobre a nossa agremiação nos níveis nacional e estadual. Compreendo que, com a nossa história, nossos quadros políticos e a extensa e qualificada folha de serviços prestados a nosso estado e ao país, não se justifica o acanhamento e a eterna aceitação em sermos sempre coadjuvantes nas disputas eleitorais em Pernambuco, como insistem em sinalizar alguns dirigentes tucanos.

O momento político exige de nós coragem, ousadia e visão de futuro para liderarmos um debate elevado, que passe ao largo de revanches, ressentimentos, e que aponte para frente, com um projeto de concertação política em Pernambuco.

Um projeto pujante e vigoroso, que tenha base na discussão dos reais problemas do nosso povo e na reinvenção da governança, com ênfase na austeridade, nos valores éticos, e que promova o desenvolvimento sustentável, a ordem pública e a participação social, contemplando todas as regiões do estado e unindo toda a nossa gente, seja da Capital e Região Metropolitana, seja da Mata, do Agreste ou do Sertão.

Ao PSDB cabe sair de vez da zona de conforto que contenta a alguns poucos dirigentes, e colocar-se no campo da disputa sem sectarismo e violência verbal, reconhecendo eventuais avanços vivenciados nas últimas décadas, para a partir daí liderarmos um arrojado programa de construção de um estado melhor, mais unido, que assegure oportunidades a todo o nosso povo, um Pernambuco mais forte, que é o sonho de toda a gente pernambucana.

Elias Gomes

Ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes

Perguntar não ofende. Onde Elias quer chegar ?

Renan enroscado  mais uma vez com a Polícia

Um dos alvos de mandado de busca e apreensão cumpridos na manhã de hoje, no âmbito da operação Pausare, é o empresário Milton Lyra, apontado como operador do senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Investigação

Lyra é investigado no mesmo inquérito em que Calheiros por suposta atuação em investimentos fraudulentos do Postalis. Em relatório anexado ao inquérito, o MPF aponta que Lyra recebeu R$ 13,8 milhões de fundos de investimentos em que o Postalis é cotista – R$ 3,5 milhões do Atlântica Real Sovereign e R$ 10,3 do Brasil Sovereign II.


Quem diria, Temer ganha popularidade e o país continua morrendo

qui, 01/02/2018 - 10:08

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada ontem quarta feira demonstra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente da República, Michel Temer (PMDB): Ruim/péssimo: 70%, Regular: 22%. Ótimo/bom: 6%, Não sabe: 2%.O Datafolha fez 2.826 entrevistas entre 29 e 30 de janeiro, em 174 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Vale destacar que o nível de confiança da pesquisa, segundo o Datafolha, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos percentuais, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. Lembremos que na na última pesquisa Datafolha sobre a aprovação do governo, realizada em novembro de 2017, 71% avaliaram como ruim/péssimo; 23% como regular; 5% como ótimo/bom e 1% não soube responder.

Números

Em uma possível corrida presidencial  sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quatro candidatos disputariam uma vaga no segundo turno contra Bolsonaro (PSC), de acordo com a primeira pesquisa do Datafolha após a condenação do petista em segunda instância.

Mais

Levantamento realizado na segunda (29) e na terça (30) mostra que o ex-presidente manteve vantagem sobre os rivais, com até 37% das intenções de voto. Seu eleitorado, porém, se pulveriza e a briga tende a se tornar acirrada caso ele seja barrado com base na ficha limpa.

Bolsonaro

Aparece em primeiro lugar no principal cenário sem Lula, com 18%. Ele supera Marina Rede),Ciro (PDT), Alkmin (PSDB) e Hulk (sem partido).Marina lidera o segundo pelotão, com 13%. Ciro (10%), Alckmin (8%) e Huck (8%) estão tecnicamente empatados.

Alkmin

Disse o governador de São Paulo: "Até que não é alto", disse o governador Geraldo Alckmin sobre o índice de 26% de rejeição a seu nome na disputa presidencial deste ano revelado nesta quarta-feira, 31, por pesquisa do jornal Folha de S.Paulo.

Terceiro

O tucano é quinto candidato mais rejeitado, atrás do presidente Michel Temer (60%), Fernando Collor (44%), Lula (40%) e Jair Bolsonaro (29%). Para ele, a tendência é diminuir à medida que o processo eleitoral avançar.

Reforma da previdência

O presidente Michel Temer afirmou, hoje, que “acha” que o Congresso Nacional conseguirá votar a proposta de reforma da Previdência em fevereiro e concluir o assunto até o meio de março.

Falou onde?

Temer concedeu entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador (BA), o presidente afirmou que deputados e senadores vão aprovar a reforma se a população estiver convencida de que as mudanças nas regras são importantes.

Ajuste fiscal existe apenas na retórica do Governo Paulo Câmara, é o que diz a oposição

Os números do balanço orçamentário do Estado de Pernambuco, publicado nesta terça-feira (30), no Diário Oficial, confirma o que estamos destacando há três anos: o ajuste fiscal do Estado existe apenas na retórica do PSB e do Governo Paulo Câmara. Pagar salários em dia não é virtude, é obrigação, cumprida por mais de 20 unidades da federação.

A nota de pancada em cima de Paulo Câmara prossegue

Com os restos a pagar de R$ 1,299 bilhão (diferença entre as despesas liquidadas e não pagas no exercício), o Governo Paulo Câmara encerra o terceiro ano consecutivo rolando R$ 1 bilhão em dívidas com fornecedores para o ano seguinte. Isso, segundo os números oficiais da própria  Secretaria da Fazenda.

Números ruins

Mesmo num cenário em que a economia do País volta a dar sinais de recuperação, a dívida consolidada de Pernambuco voltou a crescer, encerrando 2017 em R$ 12,47 bilhões – R$ 530 milhões a mais que em dezembro de 2016. O montante corresponde a quase três vezes a dívida pública em 2007 (R$ 4,4 bilhões), primeiro ano do PSB à frente do Estado.


E tome justiça em tudo que é processo político

Aldo Vilelaqua, 31/01/2018 - 09:54

Tudo ou pelo menos quase tudo termina mesmo nas mãos da justiça neste país, de um furto de uma lata de sardinha até estes mais controversos casos da política. A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, declarou que o tribunal vai se "apequenar" se aproveitar a condenação do ex-presidente Lula para rediscutir a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância. A presidente usou as palavras e falou o seguinte "Não creio que um caso específico geraria uma pauta diferente. Isso seria realmente apequenar o Supremo", disse na noite desta segunda-feira (29), ao ser questionada sobre o caso do petista. Carmén indicou que ela não tomará a iniciativa de pautar ações que tratam do tema, mesmo que não tenham relação direta com o caso de Lula. "Não tem previsão de pauta para isso. Não há pauta definida para um caso específico que geraria uma situação", afirmou. A presidente do STF disse, no entanto, que um ministro pode provocar a discussão sobre o tema ao levá-lo à Presidência. "Se acontecer de alguém levar em mesa, é outra coisa, não é pauta do presidente", afirmou.

Dinheiro para obras de revitalização do Cine Olinda

O projeto de requalificação do Cine Olinda, no bairro do Carmo, começa a ganhar corpo. O edital para contratação da empresa que terá a missão de executar os serviços de revitalização do espaço foi publicado na última sexta-feira (26.01) pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A estimativa é de que R$ 1,6 milhão seja investido na obra. O próximo passo será o processo licitatório.  O cine não exibe filmes há 40 anos.

Programação

A programação prevê a realização de várias intervenções. O conjunto de ações inclui pintura, instalação de balcões, aplicação de bancadas, sala de projeção, sanitários. Estão na lista do projeto também operações no piso, teto, renovação das partes elétricas e hidráulica, entre outras ações.

Secretário de Patrimônio feliz

“Essa etapa de requalificação é muita esperada pela classe artística de Olinda. Aguardamos com muita ansiedade a execução dos serviços por parte do Governo do Estado. Após essa fase de intervenção na estrutura física, a prefeitura se encarregará de instalar os equipamentos para que o prédio seja devolvido ao público”, comentou o secretário de Patrimônio e Cultura da cidade, Gilberto Sobral.

Marco histórico

Ainda com o nome de Cine Theatro de Variedades, a casa começou a funcionar no ano de 1911. Na década de 1920, ganhou o nome de Cine Olinda. Já nos anos 1970 o local deixou de funcionar e foi desapropriado pela administração municipal em 1979. Na década de 1980 o local funcionou como Cine Bajado. Mas faz 40 anos que não ocorre exibição de filmes. 

Enfrentamento à violência contra a mulher é tema de ação no Park São Gonçalo

Os casos de violência contra a mulher têm chamado atenção e ganhado reforço com ações de enfrentamento, em Petrolina.  Para tentar reduzir os números, a prefeitura realizou, nesta segunda-feira (29), mais uma ação que envolveu panfletagem e abordagens porta a porta no residencial Park São Gonçalo, na zona oeste da cidade.

Ações

Durante a ação, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos distribuíram material informativo para chamar atenção sobre a importância de prevenir e denunciar a violência contra as mulheres. De acordo com a secretária executiva da Mulher e Acessibilidade, Talita Andrade, a iniciativa faz parte de uma série de ações que estão sendo promovidas nos residenciais de Petrolina para tentar reduzir os casos de violência contra a mulher.

Ouvidoria 

A Prefeitura do Recife comemorou três anos de atividades da Ouvidoria Geral. A atividade contou com a presença do vice-prefeito do município, Luciano Siqueira, representando o prefeito Geraldo Julio. Criada por meio do Decreto 28.555 de 28 de Janeiro de 2015, a Ouvidoria tem atingido um índice de resolução de 76,65% das de mandas apresentadas.

Referência

A Ouvidoria do Recife é referência para os setores públicos e privado. Esse projeto serve de modelo para as futuras equipes, repassando orientações técnicas sobre a implantação do sistema, procedimentos formais e atendimento ao cidadão.  O vice-prefeito destacou a importância do trabalho meticuloso e apurado realizado diariamente pela Ouvidoria. "Aqui, nesses computadores, vocês têm um registro real e atualizado das condições do município. Esse material tem um grande potencial para servir de base para os futuros projetos da Prefeitura", destacou.

Quem pode pode

Brasília se prepara para voltar ao ritmo de sempre. A expectativa para essa semana é o fim do recesso do Congresso e Judiciário. Verdade, mais ou menos. De trabalho mesmo, só o STF, que julgará na sexta-feira (2) o recurso do governo pela posse da deputada Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho.

E os deputados?

 

Estes nossos  nobres parlamentares federais  cansados de tantas férias, decidiram enforcar o último dia da semana e voltar ao batente apenas na segunda-feira (5).É mole ou quer molho?  Isso é Brasil.


Armando participa da procissão de São Sebastião, em Machados e volta a aparecer como candidato a governador de Pernambuco

Aldo Vilelater, 30/01/2018 - 10:44

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) prestigiou, nesse domingo passado (28), a procissão de São Sebastião, no município de Machados, no Agreste pernambucano. Um dia após participar em Petrolina, no Sertão, do segundo ato do “Pernambuco Quer Mudar”, o petebista acompanhou o cortejo religioso em homenagem ao padroeiro da cidade ao lado da população e de lideranças como os ex-prefeitos Manoel Plácido e Cido (PTB), e do presidente estadual do PTB e deputado, José Humberto Cavalcanti. A festa completa o centenário neste ano e levou uma multidão às ruas, num gesto de devoção e espiritualidade.Armando ressurgiu para tentar colocar o nome na principal lista de candidatos ao governo de Pernambuco. Por algum tempo ele abriu guarda e FBC tomou espaço que ele Armando vinha ocupando. Para Armando, a festa de São Sebastião é um momento de comunhão e de renovação da fé. “É motivo de muita felicidade visitar Machados, sobretudo num momento em que a população comemora o centenário do padroeiro, o São Sebastião. Vim compartilhar e participar desse momento de elevação e de comunhão em que a cidade toda se reverencia ao seu padroeiro”, destacou o petebista. O senador aproveitou a visita para destacar a força e combatividade do ex-prefeito Cido no município.

Ouvindo os populares

Durante a procissão, em conversas com os moradores, Armando pregou que os pernambucanos devem pedir em suas orações mais paz e tranquilidade para o Estado, sobretudo diante dos graves índices de violência, como registrados em 2017, com mais de 5,4 mil homicídios.

Humberto bate forte na oposição em Pernambuco

Não poupou as palavras nesta segunda em meu programa de rádio na CBN Recife FM 105,7. Em longa entrevista de uma hora o petista desceu a lenha na oposição que agora foi criada em bloco para bater em Paulo Câmara.

"São as oligarquias da época dos engenhos, da época da casa grande e senzala", disparou o senador . O petista, entretanto, fez questão de ressaltar que o senador Armando Monteiro Neto (PTB) seria o único ponto fora da curva e que o petebista - antigo aliado - estaria cometendo um equívoco. "É uma direita tão empedernida, atrasada que não aceitou nem Arraes. É a nata do que sustentou a ditadura militar", avaliou Costa.

Criticas

"Os pernambucanos precisam orar e pedir que o Estado tenha mais paz, tranquilidade e esperança para a população. Pernambuco vive um tempo de falta de esperança em função do quadro de violência que se estabeleceu no Estado e também de desemprego. É momento de pedir a Deus que olhe para Pernambuco", afirmou Armando Monteiro.

Igarassu promove encontro sobre diversidade sexual e respeito à identidade Trans

Hoje a Secretaria Executiva da Mulher e Políticas Afirmativas da prefeitura de Igarassu com o Núcleo de Apoio a população LGTB promove uma formação para esclarecer sobre os serviços realizados pela Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE) e palestra sobre a diversidade sexual e respeito à identidade trans. O evento acontece a partir das 9h, no Centro de Artes de Igarassu com entrada aberta ao público.

Prefeitura do Recife garante educação inclusiva

Nos últimos cinco anos, a rede municipal de ensino do Recife registrou um aumento de 27,5% no número de matrículas de estudantes com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, com um salto de 2.661 deles registrados em 2012 contra 3.392 matriculados em 2017.

2018

A partir de janeiro de 2018, a Secretaria de Educação do Recife se une à Secretaria de Educação do Estado e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para alertar a sociedade para o tema através da campanha ‘Escola Inclusiva é Legal’, na qual a principal mensagem é fazer a população conhecer que a prática de cobrança de taxas extras para alunos da educação inclusiva é ilegal.

Divulgando

Para sensibilizar a população para o tema, as entidades irão promover a afixação de cartazes em escolas, além de promover debates e entrevistas sobre o assunto junto aos meios de comunicação, nos quais serão esclarecidas as garantias legais dos estudantes público-alvo da educação inclusiva como o fato de que escolas públicas e privadas não podem negar matrícula a estudantes com deficiência ou cobrar taxas extras para oferta de serviços educacionais aos estudantes público-alvo da educação inclusiva. O descumprimento da Legislação configura crime passível de punição com reclusão de 1 a 4 anos.

Tablets

Em 2016, 500 tablets foram entregues para uso exclusivo dos estudantes da Educação Especial. Os equipamentos vêm com o software Livox, que facilita a comunicação de alunos com autismo e paralisia cerebral que tenham comprometimento da fala. Foram distribuídos 260 equipamentos para estudantes da rede que poderão levar os tablets para casa, para que o equipamento facilite a comunicação deles com os familiares, professores e demais alunos, e outros 240 tablets com Livox foram entregues para as escolas que têm salas de recursos multifuncionais, que é onde os professores especializados em Educação Especial atendem individualmente os estudantes com deficiência, no contraturno das aulas a que eles assistem nas turmas regulares, com os demais estudantes.

Comunicação Facilitada para autistas

A Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizaram oficinas de Comunicação Facilitada voltada para 20 professores do ensino especial e para 20 alunos autistas. Hoje há 406 estudantes autistas na rede, que têm aula nas salas regulares, junto com os demais alunos. No contraturno, desenvolvem trabalhos direcionados com 198 professores do AEE nas salas de recursos multifuncionais.

Transporte escolar inclusivo

A Prefeitura do Recife disponibiliza de serviço de vans e microônibus para reforçar o Transporte Escolar Inclusivo (TEI) oferecido aos alunos com deficiência que têm grandes comprometimentos na locomoção, comunicação e interação social.

Salas Regulares Bilíngues

A Secretaria de Educação do Recife tem salas bilíngues para os alunos surdos matriculados na rede municipal de Ensino. Atualmente, 69 estudantes estão matriculados em 19 turmas distribuídas em oito escolas que funcionam como polos. Lá, eles aprendem Libras como primeiro idioma, ampliando o uso social da linguagem de sinais, e português como segunda língua, para contemplar o ensino na modalidade escrita em todas as áreas de conhecimento.

Projeto Camaragibe Melhor realiza seminário de resultado

O projeto Camaragibe Melhor realiza, hoje  o seminário final: resultados e lições aprendidas. No evento será apresentada a contribuição da iniciativa, destacando a importância da integração de ações de fortalecimento da sociedade civil e formação profissional e geração de renda de jovens, com atenção particular à questão de gênero.

Evento

O evento ocorrerá, das 9h às 12h, no espaço Art Festa Recepções, localizado em Camaragibe (Rua Teodoro Borges, 65, Timbi). A ação é apoiada pela União Europeia e executada pela Fundação AVSI, em parceria com a AVSI Brasil, a Prefeitura de Camaragibe e o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades.

Presença governamental

Está prevista no seminário a presença do secretário das Cidades, Francisco Papaléo, do diretor-presidente AVSI Brasil, FabrizioPellicelli, do prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira, secretário executivo da Secid, Nelson Menezes, secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Camaragibe, Paulo Wilton, e da auditora fiscal do Trabalho e presidente do Fórum de Aprendizagem de Pernambuco (FORAP), Simone Brasil.

Programação

Dentro da programação, será apresentada a metodologia de trabalho do Camaragibe Melhor, um debate sobre a importância de investir no fortalecimento de entidades da sociedade civil e formação profissional de jovens, além da geração de renda. Ao final, a experiência de desenvolvimento urbano integrado, resultados e lições aprendidas serão repassados aos presentes. 


Todos contra Paulo Câmara

seg, 29/01/2018 - 09:44

Este final de semana foi marcado na política aqui em Pernambuco pela saraiva de criticas ao governo do Estado. O grupo de oposição em Pernambuco deu mais uma demonstração de força em Petrolina, no Sertão, ao reunir mais de 3,5 mil pessoas no segundo evento do “Pernambuco Quer Mudar”, realizado no espaço Coliseu Hall. O ato reuniu os senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra Coelho (MDB), os ex-governadores Joaquim Francisco e João Lyra Neto (PSDB), os ministros Fernando Filho (Minas e Energia/sem partido) e Mendonça Filho (Educação/DEM) e o deputado federal Bruno Araújo (PSDB). Pode anotar isso pois essa oposição conseguiu reunir mais de 60 prefeitos e ex-prefeitos, 11 deputados – entre estaduais e federais - além de trabalhadores e empresários, compareceram à manifestação, sendo recebidos pelo chefe do executivo municipal, Miguel Coelho. O próximo encontro já tem dia e hora o grupo programou para o dia 3 de março próximo evento, em Caruaru, no Agreste. Vem mais pancada pela frente, todos estão de fato contra Paulo Câmara.

Criticas

Em seu discurso, o ex-governador João Lyra Neto destacou que o encontro representa a unidade política em torno do futuro de Pernambuco. Já o ex-governador Joaquim Francisco ressaltou a experiência e história de todos os líderes em prol do desenvolvimento do Estado.

Armando empurra o pé contra o PSB

O senador Armando Monteiro destacou que três palavras constituem a essência do grupo oposicionista: unidade, compromisso e convocação. “Esse projeto não pode ser só da classe política, esse é um novo tempo para Pernambuco, de novas posturas e atitudes, de oferecer uma nova agenda ao Estado.

Governador??

Armando Monteiro disse estar pronto para assumir o compromisso de colocar os interesses do conjunto acima das ambições individuais. Na hora própria, vamos ter a capacidade de promover a decisão e me submeterei a essa decisão”, colocou.

Fernando Bezerra falou como governador e não candidato

Ele foi o último a  falar, o senador Fernando Bezerra Coelho ressaltou a força e unidade política em torno do grupo de oposições e garantiu que o sentimento de mudança nos pernambucanos é um caminho sem volta.

A fala do senador

“Esse grupo reúne biografias com um compromisso só: o de resgatar a autoestima dos pernambucanos. O “Pernambuco Quer Mudar” é o maior movimento de oposição já consolidado na história do Estado.

Quem está contra Paulo?

Até agora são estas as legendas que formam o blocão de oposição PSDB, DEM, PV, PRTB, PTB, PRB e Podemos.

Bruno Araújo também desceu a lenha

Ex-ministro das Cidades, Bruno Araújo lembrou que, em outubro, os pernambucanos vão eleger um líder que guiará os destinos do Estado pelos próximos quatro anos. 

Mais pancada

Deputado federal no terceiro mandato, o ministro Fernando Filho lembrou que todas as lideranças do grupo de oposição estão colocando os interesses pessoais em segundo plano para construir um projeto que faça o Estado voltar a crescer.

A fala do ministro

“O passado foi bom, mas não volta mais. Estamos provocados a fazer alguma coisa nova, a apontar um nome novo, a construir uma aliança que possa colocar Pernambuco no lugar que merece”, enfatizou.

Outro ministro sentou o pau no governo de Pernambuco

Para o ministro da Educação Mendonça Filho, o desejo de mudança dos pernambucanos é algo consolidado. Ele ressaltou a falta de articulação política da atual gestão, que não conseguiu avançar em relação aos anos anteriores. “Os pernambucanos já definiram que querem e vão mudar em outubro deste ano. Por isso, esse movimento vai na direção do povo. 


Temer na mira, será que vai ser punido?

Aldo Vilelasex, 26/01/2018 - 11:15

A dor de cabeça de Michel Temer, pelo visto não tem hora mesmo para acabar pelo contrário deve aumentar e muito. O delegado da Polícia Federal Cleyber Lopes, encarregado da investigação contra o presidente Temer  no chamado inquérito dos portos, pediu ao ministro Roberto Barroso para ter acesso a informações de outra investigação que tramitou no Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar o envolvimento do emedebista em pagamento de propina na área portuária. Vale lembrar ao leitor que o inquérito foi arquivado em 2011 pelo ministro Marco Aurélio, a pedido do ex-procurador-geral da República Roberto Gurgel. No curso da atual apuração, aberta a partir da delação premiada de executivos do grupo J&F, a PF reuniu elementos que indicaram a necessidade de analisar o material colhido anteriormente. O presidente Temer aparecia na condição de investigado ao lado de Marcelo Azeredo, ex-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), um apadrinhado do presidente da República. Entre os muitos papéis,  os documentos anexados ao inquérito arquivado estava uma planilha que, suspeitavam os investigadores, fazia referência à distribuição de propina desviada de contratos do Porto de Santos.

Piada

Depois de três dias de viagem a Davos, onde participou do Fórum Econômico Mundial, o presidente Michel Temer desembarcou por volta das 21h30 desta quinta-feira em Brasília. Ele voltou acompanhado dos ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Blairo Maggi (Agricultura).

Anúncio

Temer divulgou um curto vídeo nas redes sociais no qual fala da viagem e do ânimo que entrou nos empresários para, segundo ele, "investir ainda mais" no Brasil.

Todo mundo louco

Reunidos nesta quinta-feira (25) em São Paulo, dirigentes do PT desafiaram a Justiça a decretar a prisão de  Luiz Inácio Lula da Silva, sob ameaça de causar convulsão social.

Lembrando

O petista foi condenado por unanimidade, por três juízes do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lula teve a pena foi aumentada dos nove anos e seis meses de reclusão  em julho passado para 12 anos e um mês.

Plano b

Apesar do discurso oficial e do lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula, caciques petistas já trabalham o nome do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como "plano B" para a disputa pela Presidência da República.

Quem vem ?

A estratégia é desenvolver o "projeto Haddad" discretamente, depois da condenação de Lula ter sido confirmada pela unanimidade pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Preso

O desembargador Jesuino Rissato, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), negou um novo pedido de liberdade apresentado pela defesa do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP).

Pedido não atendido

Os advogados do parlamentar recorreram à corte de segunda instância após terem um pedido de prisão domiciliar rejeitado, no último dia 17, pelo juiz Bruno Aielo Macacari, da Vara de Execuções Penais (VEP).

Como esse país vai pra frente?

A dívida pública federal, que inclui os endividamentos do governo dentro do Brasil e no exterior, teve aumento de 14,3% em 2017, para R$ 3,55 trilhões, informou a Secretaria do Tesouro Nacional hoje. Trata-se do maior patamar da série histórica, que começa em 2004. No fim de 2015 e de 2016, a dívida estava em R$ 2,79 trilhões e em R$ 3,11 trilhões, respectivamente.

Páginas