Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Senador Fernando Bezerra Coelho agora nas mãos do juiz Sérgio Moro

por ter, 08/05/2018 - 13:12

Começou o tira teima pra muitos políticos enroscados na justiça e que estavam até agora vivendo no privilégio do foro privilegiado, então vamos adiante, o ministro Fachin do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta segunda-feira (7) o envio do inquérito com denúncia contra senador Fernando Bezerra  do (MDB-PE) para o juiz federal Sérgio Moro. Vamos destacar que este é o primeiro inquérito da Lava Jato envolvendo político com foro a ser remetido para a primeira instância da Justiça.  Sendo assim o senador Fernando Bezerra poderá recorrer contra a decisão à Segunda Turma do STF, mas já começa a ter uma dorzinha de cabeça pois a partir do momento de  determinar o envio do inquérito, Fachin atendeu a um pedido da procuradora  Raquel Dodge, que apontou a necessidade de o caso ser analisado em Curitiba em razão da relação com desvios na Petrobras.

A procuradora geral não poupou criticas e disse que :"Os crimes causaram danos diretos ao patrimônio e à credibilidade da Petrobras, inclusive mediante contratos superfaturados referentes à Refinaria do Nordeste ou Refinaria Abreu e Lima", afirmou a procuradora em parecer.

Analisando o pedido o ministro , Fachin aplicou o novo entendimento do Supremo, segundo o qual somente permanecerão na Corte somente os casos de crimes que foram feitos no mandato  e em função do cargo. Agora o senador corre para barrar a denúncia e não ir parar nas mãos do juiz Sérgio Moro. Vamos aguardar como a segunda turma vai receber o pedido de não ida do caso para Curitiba.

 Curso de empreendedorismo para mulheres é iniciado em Petrolina

As mulheres de Petrolina ganharam uma boa oportunidade de obter conhecimento sobre empreendedorismo. É que começou nesta segunda-feira (07), a primeira turma de um curso especifico formada através de uma parceria entre a prefeitura e a Prospere Consultoria Júnior.

 Aula

 Durante a aula inaugural as participantes, moradoras de várias regiões da cidade, tiveram seu primeiro contato com a equipe responsável por ministrar o curso. Na oportunidade, as alunas falaram sobre suas expectativas com relação ao curso e ao futuro profissional. O primeiro tema escolhido para estudo foi Fluxo de Caixa, onde foi abordada a importância do instrumento de gestão financeira para o bom funcionamento de uma empresa.

 Ricardo Coutinho na berlinda

Numa outra decisão do ministro Salomão do STJ, de baixar à primeira instância processo do governador Ricardo Coutinho (PSB-PB) não encerrou o impasse que existe na corte sobre a restrição do foro especial e foi vista com cautela no MPF.

A intervenção do nada

 Prestes a completar três meses, a intervenção federal no Rio se Janeiro não produziu o  efeito desejado pelo Planalto, que era criar na população ao menos uma percepção de maior segurança com a presença do Exército nas ruas.

 Continua tudo dominado

 Nem o Exército – talvez acertadamente – foi tanto assim para as ruas, e nem o crime organizado e tráfico se inibiram. Improvisada e sem planejamento, a operação está longe de ser aquela “grande jogada” idealizada pelos marqueteiros do governo.

Propinão de Temer

Laudo da Polícia Federal, obtido pela Folha, indica que o advogado José Yunes, amigo do presidente Michel Temer, recebeu em duas vezes um milhão de reais.O segundo repasse, de acordo com análise dos investigadores, só teria ocorrido mediante pressões sobre a empreiteira e até a ameaça de um escândalo em Brasília. 

 Detalhando

O laudo foi elaborado a partir de novos arquivos entregues pela Odebrecht à Lava Jato, com registros dos sistemas Drousys e My Web Day, usados para gerir o pagamento de propinas a políticos. 

 Raquel Lyra cobra de Paulo Câmara

 A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, participou de reunião, na sede da AMUPE, com a bancada federal pernambucana e prefeitos do estado. A prefeita aproveitou para levantar a pauta das dívidas do estado com a Capital do Agreste. “Estamos numa situação que tem que ser, urgentemente, normalizada com o Governo do Estado. Em Caruaru, em débitos na saúde pública, somamos o SAMU, os remédios à atenção básica e o incentivo à atenção básica e, além disso, juntando com o FEM, nós temos mais de 16 milhões em débitos “

 Marina aqui

Marina Silva já tem data marcada para voltar ao Estado. A ex-ministra fará o lançamento da pré-candidatura ao Senado de Pastor Jairinho, no próximo dia 31. O evento também contará, possivelmente, com a presença do senador pela REDE do Amapá, Randolfe Rodrigues.

 Temer  mais enrolado

 O policial militar Abel de Queiroz disse ter ido ao menos duas vezes "com absoluta certeza" ao escritório do advogado José Yunes, amigo do presidente Michel Temer, para fazer entrega de dinheiro a ele entre 2013 e 2015, segundo depoimento sigiloso dele prestado à Polícia Federal e obtido pela Reuters.

Todos os amigos próximos  envolvidos

Ele falou na condição de testemunha do inquérito que investiga se houve crime numa contribuição de 10 milhões de reais para o então PMDB, que teria sido formalizada em um jantar no Palácio do Jaburu, com a presença de Temer, do empresário Marcelo Odebrecht e dos hoje ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Minas e Energia) em 2014.

COMENTÁRIOS dos leitores