Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Mesmo jogando duro na oposição, prefeita Raquel Lyra participa de solenidade com governador

Aldo Vilelasex, 27/04/2018 - 12:06

Mesmo atuando forte no bloco das oposições em Pernambuco e não perdendo nunca a oportunidade de alfinetar a gestão do governado Paulo Câmara , a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, participou, na manhã desta quinta-feira (26), junto com o governador Paulo Câmara, da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para construção do Sistema Adutor a partir da Barragem de Serro Azul. Com a construção, o sistema hídrico irá beneficiar Caruaru e mais nove municípios. “Parabéns pela decisão da Adutora. Isso é importante para que Serro Azul vire uma realidade", disse a anfitriã do encontro. Raquel era parte integrante do PSB até praticamente ser expulsa da legenda por conta da decisão de querer ser candidata a prefeita de Caruaru. Teve que deixar a legenda e conseguiu se eleger prefeita de uma das cidades mais importantes do estado. Raquel tem participado de todos os encontros do bloco de oposição e aposta que essa mesma oposição vai conseguir eleger o candidato ao governo este ano.

Sempre pedindo

Na ocasião, além de parabenizar o governador pela iniciativa, a prefeita também aproveitou para reiterar alguns pedidos já solicitados para Caruaru, porém, ainda sem retorno, como os recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), áreas públicas para construção de creches e unidades escolares e apoio para questões voltadas para a Saúde, como o SAMU. “Estamos aguardando a liberação dos recursos para o FEM de 2015. Esse recurso ainda não foi liberado e isso gera um grande problema”, disse a prefeita.

Oposição denuncia Compaz

Uma das principais promessas do governador Paulo Câmara na área da segurança pública em Pernambuco, o Centro Comunitário da Paz do Coque (Compaz), na área central do Recife, está em situação crítica. Com 70% das obras concluídas, o serviço de construção do equipamento, de responsabilidade do governo estadual, foi interrompido e até agora a obra não foi retomada.

Fiscalização

A condição do local só comprova a falta de prioridade do executivo estadual com um instrumento extremamente importante para a socialização da comunidade do entorno. O que deveria ser um ambiente de ações de inclusão social, fortalecimento da cidadania e atividades educativas, esportivas e culturais está como várias outras obras do governo: esquecidas. Os problemas foram constatados durante visita da bancada de Oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quinta-feira (26).

Obras abandonadas

O cenário que se encontra no local é de abandono, a exemplo da piscina com água parada, que se tornou foco do mosquito transmissor da dengue; sujeira em todo terreno, estrutura deteriorada, o que fez o espaço se tornar um ponto de consumo de drogas e prostituição. Durante as eleições de 2014, em seu programa de governo, o governador Paulo Câmara prometeu entregar 20 Compaz em todo o Estado, mas até agora não entregou nenhum, a exemplo da unidade do Coque.

Silvinho segue criticando

Para o líder da Oposição, Silvio Costa Filho (PRB), a situação do Compaz mostra a realidade que não é vista na propaganda do governo de Pernambuco. “O que se observa é que até agora nada saiu do papel. Já foram gastos milhões no serviço e o equipamento ainda não foi entregue à população. Entendemos que este é um projeto importante para o Coque, mas infelizmente, está abandonado pelo governo Paulo Câmara”, destacou o parlamentar.

Socorro Pimentel também não poupou criticas

Segundo a deputada Socorro Pimentel (PTB), além de comprometer a segurança, o abandono do local tem prejudicado a saúde dos moradores. "Uma obra que deveria estar fortalecendo a comunidade, está comprometendo a saúde dos moradores, já que além dos problemas de abandono, sofre com infiltrações e acumulo de água, se tornando um reservatório do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue", frisou.

Priscila Krause engrossa a critica

“Ao invés de ser um equipamento que traga tranquilidade e segurança, o local está abandonado dessa forma, com a construção inacabada trazendo problemas para os moradores da comunidade”, destacou a deputada Priscila Krause.

Ainda os dados da oposição

De acordo com a Oposição, o Compaz do Coque revela o Pernambuco de Verdade. São mais de 1,5 mil obras paralisadas no Estado, segundo levantamento do TCE. Além dos deputados oposicionistas Silvio Costa Filho (PRB), Socorro Pimentel (PTB), Priscila Krause (DEM) e Augusto César, o vereador do Recife e líder da Oposição na Câmara Municipal, Rinaldo Junior, integrou a visita ao local. Ele irá, em nome da Oposição da CMR, acompanhar a Oposição nas fiscalizações à obras na capital pernambucana.

Mais um petista complicado

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas , Adalclever Lopes (PMDB), abriu processo de impeachement contra o governador do estado, Fernando Pimentel (PT). Uma comissão será formada para fazer o debate prévio sobre a prática de crime de responsabilidade. O processo pode levar ao afastamento do petista do cargo.

Eleições  2018

O diretório regional do Solidariedade reúne pré-candidatos, lideranças e filiados, hoje para o seminário ‘Mandatários’. No evento, serão repassadas informações referentes às eleições de 2018, como a legislação eleitoral, o uso das redes sociais, o planejamento para a campanha e a conjuntura nacional.

Ação de Paulo no Agreste

O governador Paulo Câmara  assinou a Ordem de Serviço (OS) para a implantação do Sistema Adutor a partir da barragem de Serro Azul, que terá capacidade para transportar 500 l/s, beneficiando cerca de 1,5 milhão de habitantes de dez cidades da região. A intervenção contará com um aporte de R$ 200 milhões, fruto de um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e terá um prazo de execução de 15 meses.

Destacando os investimentos

Durante a solenidade, realizada no auditório do SENAC local, Paulo destacou os esforços que a gestão vem realizando para ampliar a oferta de água em todo o Estado. "Nós sabemos o quanto já sofreu o Agreste durante estes sete anos. Mas a gente se preparou, com planejamento, para que, mesmo ocorrendo a seca nos próximos anos, nós tenhamos obras estruturadoras que vão fazer com que as cidades não sofram mais com abastecimento. São 200 milhões de reais investidos na questão da água, tornando essa obra de Serro Azul fundamental aqui para Caruaru e municípios vizinhos. A previsão é de acabar com qualquer tipo de rodízio aqui na cidade", frisou o governador.

COMENTÁRIOS dos leitores