Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

As cartadas de Temer continuam

Aldo Vilelaseg, 26/02/2018 - 11:18

Entra semana , sai semana e o comando maior do Brasil continua acabando com a nação e com o país. Neste cenário o presidente Michel Temer começa nesta semana a desenhar o mapa de substitutos dos ministros que deixarão seus cargos no início de abril para disputar as eleições. Os ministros  titulares das pastas e seus partidos já têm indicados para apresentar ao Palácio do Planalto. A lista inclui até nomes envolvidos em denúncias de corrupção o que  não vem a ser nenhuma novidade neste governo formado em sua maioria por corruptos, aliás dos ministros de Temer muitos se não tivessem foro privilegiado estariam presos. Além de ter que decidir o que fazer com os Ministérios da justiça e trabalho hoje chefiados por interinos, e com o novo ministério que chegou, o presidente Temer terá que escolher quem vai assumir outras 13 pastas que ficarão vagas a partir de 7 de abril, prazo para a desincompatibilização. Nos próximos dez meses, terão novo comando devido às eleições: Esporte, Desenvolvimento Social, Turismo, Integração Nacional, Relações Exteriores, Saúde, Educação, Ciência e Comunicações, Defesa, Transportes, Meio Ambiente e Minas e Energia. A Fazenda também pode passar por uma troca, se Henrique Meirelles decidir de fato ser candidato à Presidência. Enquanto Temer se livra dos processos, vai afundando cada vez mais o país.

Geraldo Júlio vai chamar professores

Foi publicado neste sábado (24), no Diário Oficial do Recife, o edital que regulamenta a seleção temporária de 624 professores para a rede municipal de ensino da capital.

Quem concorre?

Podem concorrer a uma das vagas professores de nível superior com habilitação em Licenciatura Plena em Pedagogia e nas demais licenciaturas dos diversos componentes curriculares: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes, Educação Física. Os postulantes irão atuar na Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, nos projetos e Programas Educacionais e salas regulares bilíngues em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A seleção é válida por dois anos, sendo prorrogáveis por igual período.

Anote

As inscrições serão gratuitas e estarão abertas a partir das 8h desta segunda (26 de fevereiro) no endereço www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br, onde estará publicado o edital com todas as informações.

Documentos

Lá, o candidato deve preencher o requerimento eletrônico e anexar cópias digitalizadas, em arquivo único, de RG, CPF, Laudo Médico (para candidatos com deficiência), diplomas e certificados de conclusão, documento comprobatório de experiência profissional, entre outros, além de certificado de proficiência em LIBRAS para os candidatos a salas bilíngues.

Saúde em Petrolina

Com o objetivo de discutir os indicadores da saúde e traçar estratégias para melhorar os serviços  ofertados, a Secretaria de  Saúde promoveu, nesta sexta-feira (23), o primeiro colegiado integrado de 2018.

Evento

A ação está prevista no Plano Municipal de Saúde e acontecerá  a cada dois meses, contribuindo para a integração de gerentes, diretores e executivos das três secretarias executivas que compõem  a pasta da Saúde.

Resultados

Durante a reunião, foram apresentados índices de mortalidade infantil, sífilis congênita e de cobertura vacinal do último ano. Foram discutidos ainda temas como saúde do trabalhador; campanha de Influenza; referência para febre amarela e Chagas; e fluxo de tuberculose.

Raquel Lyra recebe novas lideranças da RAPS

Neste final de semana, a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) apresentou em São Paulo, suas 102 novas lideranças. A organização, fundada em 2012, foi pioneira na constituição de um espaço suprapartidário de renovação política. Como parte das boas-vindas e da formação oferecida aos novos membros, a programação contará com a presença da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, uma liderança Raps.

Armando debate agenda microeconômica com empresários

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) apresentou, durante encontro com a direção da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e empresários, ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Grupo de Trabalho de Reformas Microeconômicas do Senado.

GT do senado

O petebista, que coordena o GT na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa Alta, detalhou os projetos que estão sendo discutidos no Congresso Nacional e que vão contribuir para melhorar o ambiente econômico do País. O evento reuniu 50 industriais de 20 setores ligados à indústria pernambucana.

Resultado do encontro

No encontro, Armando destacou ações realizadas pelo Grupo de Trabalho para melhorar o ambiente tributário e regulatório do País, além de iniciativas para diminuição dos spreads bancários, entre outros temas. O senador informou que o GT realizou, ao longo do ano passado, diversas audiências públicas. Como resultado, o grupo o grupo selecionou 18 projetos que já tramitam nas Casas e que podem acelerar a agenda da Reforma Microeconômica no Congresso, de modo a melhorar o ambiente econômico do País.

FIEPE aposta no país

Para o presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, o debate foi esclarecedor e oportuno para o empresariado pernambucano. “A agenda da reforma microeconômica tem peso grande, principalmente em Pernambuco, onde temos mais de 90% de empresas de micro e pequeno portes”, sublinhou o dirigente. Ao final do encontro, Essinger entregou a Armando o anteprojeto de lei do Código de Direitos, Garantias e Obrigações dos contribuintes de Pernambuco, que está sendo finalizado e será apresentado à Assembleia Legislativa (Alepe).

COMENTÁRIOS dos leitores