Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O desrespeito em forma de protesto

Edmar Lyraqua, 26/07/2017 - 09:58

O sindicato dos professores do Recife (Simpere) decidiu fazer um protesto exótico com a chamada ocupação da recepção do nono andar da prefeitura do Recife onde fica o gabinete do prefeito Geraldo Julio. Eles, legitimamente, reivindicam melhoria salarial e suas condições de trabalho como servidores da prefeitura do Recife.

Protestar e reivindicar melhorias na condição de trabalho faz parte do processo democrático, porém, o movimento perde a razão quando decide de forma autoritária ocupar, como eles gostam de dizer, o gabinete do prefeito Geraldo Julio, desrespeitando a figura do prefeito democraticamente eleito pela maioria absoluta dos recifenses, e prejudicando o ir e vir de funcionários do setor.

Desde que Dilma Rousseff e o PT perderam o comando do país que essa turma optou pela arruaça como forma de protesto. Foram incontáveis as vezes que João Paulo e João da Costa, ambos do PT, não concederam reajustes dos servidores da prefeitura e nem por isso essa turma que se diz defensora de direitos fez coisa parecida com a aberração que fizeram anteontem no gabinete de Geraldo Julio.

Por mais que o edificio da prefeitura seja de utilidade pública, esses ditos manifestantes não possuem qualquer legitimidade para invadir um prédio público, tal como já fizeram com escolas e até mesmo nas famigeradas greves gerais onde por imposição colocam pneus nas vias e dizem que a greve foi um sucesso.

É preciso respeitar a autoridade constituída pelas urnas do prefeito Geraldo Julio, que na condição de chefe do executivo municipal, não é obrigado a se deparar com esse tipo de aberração. A prova é tanta que a 4ª vara da fazenda pública concedeu ao prefeito a reintegração de posse do seu gabinete. Esse tipo de atitude mostra que essa turma, que invadiu a mesa do Senado durante a votação da reforma trabalhista, perdeu toda a condição ética, moral e a legitimidade para reivindicar algo, pois sempre tem a politicagem no meio para denegrir quem não reza por esta cartilha que há muito tempo não é compactuada pela maioria esmagadora da sociedade.

Intervenção - O presidente Michel Temer garantiu o comando estadual do PMDB ao senador Fernando Bezerra Coelho e acertou que fará uma intervenção em Pernambuco tirando a presidência do vice-governador Raul Henry. O senador está apenas aguardando o melhor timing para colocar em prática o projeto dando o sinal verde a Temer e Romero Jucá.

Empossado - O prefeito de Belo Jardim Hélio dos Terrenos (PTB) foi empossado ontem no cargo, hoje ele já começa a trabalhar. Foi a segunda eleição suplementar que um nome do partido de Armando Monteiro saiu vitorioso. A primeira tinha sido Ipojuca vencida por Célia Sales. Helio anunciou todo o seu secretariado oficialmente.

Homenagem - O PSB segue apostando no voto homenagem e por isso tem defendido que Renata Campos seja candidata a senadora ao lado de Jarbas Vasconcelos na chapa de reeleição do governador Paulo Câmara. O partido acredita que a viúva de Eduardo Campos seria pule de dez para o Senado e ajudaria a reeleger o governador.

Ausência - O secretário dos Transportes Sebastião Oliveira esteve ausente na abertura da Amupe ontem, alimentando os rumores de que estaria insatisfeito com movimentações de João Campos nas suas bases. Há quem diga que se o herdeiro de Eduardo continuar tentando furar seus espaços, o secretário entrega o cargo e leva o PR para a oposição.

RÁPIDAS

Incertezas - O ministro das Cidades Bruno Araújo afirmou que não há a menor condição de fazer conjecturas sobre o cenário de 2018 pois não há previsibilidade sobre os acontecimentos até o pleito. Bruno não descartou uma aliança com o PSB no estado, apesar de reconhecer que este caminho se tornou muito distante de ocorrer devido a postura do Palácio em 2016.

Simpatia - O secretário de governo da prefeitura do Recife Sileno Guedes esbanjou simpatia no evento da Amupe, conversando com todo mundo que encontrava no Centro de Convenções. Sileno será candidato a deputado estadual em 2018.

Inocente quer saber - Os prefeitos ficaram satisfeitos com o anúncio da terceira edição do FEM no Congresso da Amupe?

COMENTÁRIOS dos leitores