IFPE encerra inscrições para vestibular no próximo domingo

Mais de 3 mil vagas são oferecidas pelo processo seletivo

por Nathan Santos qua, 05/06/2019 - 17:15
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Com 3.173 vagas, o vestibular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) encerra, no próximo domingo (9), o período de inscrições. Os candidatos devem se inscrever por meio da internet. A taxa de participação varia de R$ 30 a R$ 55, conforme o curso pretendido.

O IFPE conta com vagas em cursos técnicos e superiores. Confira as formações disponíveis. As aulas são oferecidas nas modalidades presencial e a distância.

No dia 30 de junho, as provas serão realizadas. Estudantes que almejam cursos técnicos passarão por 30 questões de múltipla escolha, enquanto que os candidatos às qualificações de nível superior responderão 50 quesitos de múltipla escolha, bem como haverá uma redação.

As seleções iniciarão às 9h e terão duração de três horas para cursos técnicos. Já o exame para cursos superiores terá quatro horas de duração. Segundo o IFPE, o listão com os nomes dos aprovados está previsto para 15 de julho.

“A grande novidade desta edição é o aumento do percentual de vagas destinadas a candidatos oriundos da rede pública de ensino, que passa a ser de 60%. Por meio de uma resolução aprovada pelo Conselho Superior (25/2019) em abril deste ano, o IFPE ampliou o alcance da Lei de Cotas (12.711/2012), que estabelece que todas as universidades e Institutos Federais devem reservar pelo menos 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas públicas. Assim como nos anos anteriores, essas vagas serão subdivididas entre os que têm renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e os que têm renda superior a essa faixa. Há ainda uma subdivisão por etnia, entre os candidatos que se autodeclaram como pretos, pardos ou indígenas e também entre pessoas com algum tipo de deficiência. Nos cursos de vocação agrícola, permanece a reserva de 25% das vagas de ampla concorrência para moradores da zona rural ou filhos de agricultores”, destacou o Instituto.

Recife, Olinda, Palmares, Paulista, Garanhuns, Caruaru e Belo Jardim são alguns dos campi onde os selecionados estudarão. Mais informações sobre o vestibular podem ser obtidas pelo site do processo seletivo, via e-mail (vestibular@ifpe.edu.br) e por meio do telefone (81) 2125-1724.

COMENTÁRIOS dos leitores