Abolição da escravatura: veja obras que te ajudam no Enem

'O Navio Negreiro', de Castro Alves, é uma das obras apontadas pelos professores

por Ítallo Olimpio seg, 13/05/2019 - 18:42
Jean-Baptiste Debret (1768-1848) O tema é recorrente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Jean-Baptiste Debret (1768-1848)

O dia 13 de maio é celebrado no Brasil como a data que marca a Abolição da Escravatura. Foi neste dia, no ano de 1888, que a Lei Áurea foi sancionada pela princesa Isabel, regente do país à época. A medida libertava os escravos e colocava fim na escravidão. O tema é recorrente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o LeiaJa.com preparou uma lista com as principais obras que abordam o período.

O Cortiço (1890); Aluísio Azevedo 

Da escola naturalista, a obra retrata, não só as peculiaridades do comportamento humano, mas também um período de transição, onde a luta pela abolição se intensifica. O professor Diogo Xavier destaca que o livro discute também a sobrevivência do mais forte frente ao mais fraco e a sobrevivência do livre frente ao escravo.

Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881); Machado de Assis 

Na famosa obra de Machado de Assis as consequências da escravidão são mostradas de forma clara. O romance conta a história de Brás Cubas e, além da escravidão, retrata as diferenças entre as classes sociais.

O Navio Negreiro (1880); Castro Alves

A obra descreve o drama vivido por milhares de africanos que, tirados de suas terras, eram trazidos ao Brasil para servir de escravos nas fazendas e propriedades.

 Casa Grande e Senzala (1933); Gilberto Freyre

Na obra o pernambucano trata da construção da sociedade brasileira, com detalhes sobre raça e classe, separação e miscigenação. O livro é considerado um clássico da antropologia moderna. 

Lembramos que o Enem não cobra nenhuma obra específica. Porém, devido o grande número de questões que abordaram o tema em edições anteriores, a leitura de obras que explorem o tema sobre diferentes pontos de vista é de extrema importância.

O Vai Cair No Enem dá dicas de conteúdo para que você possa se preparar da melhor forma possível para o maior vestibular do país.

COMENTÁRIOS dos leitores