Menina de 9 anos alfabetiza vendedor de picolé

Atitude da garota repercutiu bastante na internet

por Francine Nascimento qui, 18/04/2019 - 15:27
Risélia Maria/Reprodução Aos poucos, menina vai ensinando Seu Francisco a escrever o próprio nome Risélia Maria/Reprodução

Uma menina de nove anos comoveu a web. Ela ensinou a ler e escrever um vendedor de picolé de 68 anos. O caso viralizou na internet. 

O idoso vende picolé há mais de 40 anos e seu ponto de trabalho é o Colégio Diocesano localizado no Crato, Cariri cearense. A escola é onde Bárbara Matos estuda. 

Tudo começou há dois anos, quando Bárbara foi comprar picolé e aproveitou para perguntar se seu Francisco de Santana Filho, mais conhecido como "Seu Zezinho", sabia ler. Seu Francisco respondeu que não, mas afirmou que tinha vontade de aprender. Desde então, Bárbara, com a ajuda de uma professora, dedica um tempo após o horário do das suas aulas para alfabetizar o idoso. 

“Foi a coisa mais bonita do mundo”, disse Seu Francisco, que nunca teve a oportunidade de estudar e que já não tinha mais esperanças. Hoje, ele acredita que logo aprenderá a escrever o próprio nome.  

“Ela me ensina aos pouquinhos e uma hora vou aprendendo alguma coisa”, complementou. Bárbara começou a dar aulas para Seu Zezinho quando tinha apenas sete anos de idade. A professora da aluna conta que o gesto partiu da menina que tem um “coração amoroso”. 

“Ninguém mandou ou sugeriu, por isso achamos tão bonito e importante”, contou Rizélia Sobreira, professora de Bárbara. “Foi ela como criança que sentiu a necessidade de ajudá-lo. Ela é uma menina valorosa”, explicou.

COMENTÁRIOS dos leitores