MEC publica portaria referente a Novo Ensino Médio

A medida permite que os estudantes aprofundem os estudos por área de conhecimento

por Fábio Filho sex, 05/04/2019 - 18:37
Pixaby/Creative Commons As cargas horárias dos estudantes do ensino médio serão ampliadas para 3 mil horas Pixaby/Creative Commons

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (5) uma portaria que estabelece “o conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas escolas e redes de ensino”, no âmbito do Novo Ensino Médio. A medida permite que os estudantes aprofundem os estudos por área de conhecimento, são elas: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), em 2016, aponta que 72% dos brasileiros se posicionam a favor do Novo Ensino Médio. As cargas horárias dos estudantes do ensino médio serão ampliadas para 3 mil horas. Atualmente, os alunos cumprem 2.400 mil horas.

O Novo Ensino Médio permite que os alunos escolham em quais áreas de conhecimento irão se aprofundar, tendo em vista uma futura carreira profissional, além das cargas horárias obrigatórias nas demais disciplinas, definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

COMENTÁRIOS dos leitores