Olimpíada Brasileira de Robótica abre inscrições

Podem disputar a competição estudantes de escolas públicas e privadas do ensino fundamental, além dos níveis médio e técnico

por Nathan Santos ter, 02/04/2019 - 19:21
Divulgação/OBR Estudantes de todo o Brasil podem participar da disputa Divulgação/OBR

Estão disponíveis, até 17 de maio, as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2019. Podem disputar a competição estudantes de escolas públicas e privadas do ensino fundamental, além dos níveis médio e técnico.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a competição nacional definirá os representantes brasileiros para o evento mundial, a RoboCup, que será realizado em 2020 na França.

“A inscrição gratuita é feita pelo professor na página do evento na internet e são duas as modalidades de disputa: prática e teórica. A disputa teórica, em que é preciso mostrar conhecimentos específicos de robótica em prova realizada diretamente na escola do estudante, terá a primeira fase realizada em 7 de junho e a segunda em 23 de agosto. As provas incluem conteúdo do ensino fundamental e médio na resolução de problemas práticos do dia a dia, a partir da robótica, e são elaboradas por uma comissão de professores”, informou o MEC por meio do seu site oficial.

Já na modalidade prática, os estudantes deverão cumprir um desafio. “Os grupos de até quatro alunos devem considerar a simulação de um desastre natural e construir um robô completamente autônomo, ou seja, sem controle remoto, capaz de navegar por um terreno acidentado, localizar vítimas (representadas por bolinhas) e resgatá-las. A cada ano a organização prepara novas pistas e trajetos. As etapas regionais e estaduais ocorrem entre junho e setembro, quando serão selecionadas equipes de nível 1 e 2 para o nacional, que este ano acontece em Rio Grande (RS) entre os dias 22 e 26 de outubro’, detalhou o MEC.

No ano passado, a cidade de João Pessoa recebeu a final da competição com mais de 4 mil equipes na modalidade prática. O modelo teórico teve, ao todo, 145 mil participantes. “A robótica tem um caráter multidisciplinar que beneficia diversas áreas do conhecimento, além de naturalmente promover o trabalho em equipe e a cooperação. A ideia da OBR é convidar os estudantes a se aproximar da arte de desenvolver tecnologia, ao invés de apenas ser usuários dela. O evento tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de diversas instituições de todo o Brasil, como universidades e órgãos públicos”, informa o Ministério da Educação. Saiba mais no site da OBR.

COMENTÁRIOS dos leitores