Confira os assuntos de biologia que mais caem no Enem

Ecologia e citologia estão entre os cinco temas listados pelo Professor André Luiz

por Luiz Fernandes qua, 27/03/2019 - 11:54

Responsável por estudar principalmente a vida e os organismos vivos, a biologia pode nos surpreender com detalhes e descobertas sobre a vida. No Exame Nacional do Ensino Médio, a disciplina é uma das contempladas pela grande área de ciências da natureza e suas tecnologias. Para ajudar os candidatos, o professor André Luiz Vitorino destacou cinco assuntos que mais caíram no Enem nos últimos anos. Confira:

Ecologia

Responsável por estudar as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio, a ecologia é uma parte da biologia ampla e complexa, que analisa o funcionamento de toda a natureza. No Enem 2012 uma questão sobre o tema pede um exemplo de reciclagem, que é uma das políticas dos três erres:

Citologia

As células são a unidade fundamental da vida. Esse é justamente o objeto de estudo da citologia, abrangendo a sua estrutura, morfologia ou anatomia e seu funcionamento. Osmose foi um dos assuntos abordados na prova do Enem 2012:

Programa de saúde

Promover  campanhas de prevenção e garantir o acesso democrático às unidades de saúde são exemplos de programa de saúde. O programa tem como objetivo criar conjuntos de ações implementadas por um governo com o objetivo de melhorar as condições de saúde da população.  A prevenção para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue, foi assunto da prova em 2011:

Genética com biotecnologia

A biotecnologia consiste em um conjunto de técnicas que permite a seleção, a manipulação e a modificação de organismos ou de parte destes. A genética pode ser utilizada para produção de alimentos transgênicos, o estudo das células tronco e da clonagem. A genética atual vem mapeando os genes de diversas espécies de animais através do projeto genoma. Confira como o assunto foi abordado no Enem 2012:

Fisiologia com seres vivos

O último tema se dedica à compreensão do funcionamento do corpo, sendo responsável por desvendar todos os processos físicos e químicos envolvidos na manutenção da vida. É fundamental compreender todo o seu funcionamento e as atividades desenvolvidas por cada uma dessas estruturas. Uma tirinha de Garfield foi utilizada no Enem 2012 para ilustrar o tema:   

COMENTÁRIOS dos leitores