Veja 5 ferramentas para facilitar trabalho de freelancers

Do planejamento dos projetos ao pagamento, a internet pode ajudar com ferramentas simples e práticas

seg, 04/02/2019 - 10:41
Pixabay/ Creative Commons Pixabay/ Creative Commons

Quem trabalha por conta própria vez o outra acaba precisando de uma mãozinha na hora de organizar o tempo e os projetos. É preciso organizar as demandas, fazer a arte, criar uma proposta comercial, entre muitas outras atividades. Como tempo é dinheiro, separamos algumas ferramentas que podem ajudar você a otimizar seu tempo e entregar resultados ainda melhores para seus clientes. Confira!

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por quem tem seu próprio negócio pode estar escondida no gerenciamento de tarefas. Se você tem muita coisa para fazer uma hora pode acabar se perdendo entre as responsabilidades. Com o uso de cards, que muito lembram post-its, o Trello é uma ferramenta de gerenciamento que permite que o usuário adicione checklists, anexos, etiquetas e prazos. Você pode criar grupos para que outras pessoas acompanhem seu progresso ou fazer isso de forma independente, além de receber notificações e marcações em diversas plataformas.

Ter facilidade em receber pelo trabalho efetuado é sempre bom, certo? Apesar de muita gente optar pelo bom e velho depósito bancário, existem plataformas que chegaram, já há algum tempo, para agilizar o processo de pagamento do profissional. Uma das mais utilizadas e seguras é o PayPal. Ele funciona como uma carteira digital e permite pagamentos efetuados de qualquer lugar do mundo. Após a transação o valor fica disponível imediatamente no seu saldo para ser usado como você quiser. Se você quer oferecer esse tipo de serviço, uma dica é pesquisar as taxas que eles cobram pela transação.

Quem trabalha fazendo conteúdo para redes sociais precisa, diversas vezes, ter uma foto ilustrativa para as postagens. Mas, nem sempre é possível encontrar boas imagens sem precisar pagar por elas, uma vez que é necessário reconhecer o trabalho de quem está por trás da lente. Porém, existem bancos de imagens que disponibilizam fotos produzidas, de alta qualidade e de forma gratuita. Entre tantos nomes, existem o Pixabay e o Freepik, plataformas de fácil utilização e que estão sempre adicionando novos conteúdos em suas páginas. Vale a pena dar uma olhada.

Falando em gerenciamento e redes sociais, quem administra contas de Instagram sabe que, na rede, para começar a alavancar as vendas do cliente é preciso ser visto. Como a vida de freelancer pode ser muito corrida, deixar para postar manualmente pode sair pela culatra. Para não perder o horário das publicações, e poder fazer isso em mais de uma conta, o Postgrain aparece como uma mão na roda. A plataforma, que tem planos gratuitos e pagos,  agenda o conteúdo e permite acesso da equipe e gerenciamento das mensagens diretas (DMs).

 

Se você precisa criar templates simples para o seu negócio, uma opção pode ser utilizar o Canva. Na plataforma é possível criar, folders, panfletos, postagens para redes sociais, entre outras coisas, sem, a necessidade de ser especialista assunto. De fácil navegação, o Canva possui opções gratuitas e pagas, que se encaixam bem as suas necessidades. Bom para caprichar nas apresentações.

*Conteúdo publicado originalmente no site institucional do Ser Educacional

COMENTÁRIOS dos leitores