Instituto oferece graduação em Pedagogia com Libras

Das vagas, metade são para candidatos surdos. As inscrições já estão abertas

por Juan Gouveia qui, 10/01/2019 - 10:32
FreePik / Creative Commons As inscrições são gratuitas FreePik / Creative Commons

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (NeoINES) divulgou nesta quinta-feira (10) através do Diário Oficial da União edital de processo seletivo para interessados em ingressar no curso de graduação curso de graduação em pedagogia - licenciatura -, na modalidade EAD. Ao total, são oferecidas 390 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2019.

As oportunidades são para formação online. Mas, de acordo com o Instituto, os candidatos deverão realizar alguns procedimentos nos Polos espalhados pelo país. Os estados que abrigam são Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina, Pará, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Trinta vagas são distribuídas para cada um dos polos, 15 delas para ouvintes e as demais para candidatos surdos. As inscrições são gratuitas e, de acordo com o documento oficial, "o curso objetiva formar professores e gestores educacionais, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) e intercultural na modalidade online, para atuar na área da docência (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) e na gestão de espaços educativos formais e não formais".

De acordo com o edital, para concorrer às vagas, os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em uma das 03 últimas edições (2016, 2017 ou 2018). Nesta fase, caso o participante tenha participado de mais de uma dentre essas edições do ENEM, será considerada a edição em que obteve maior pontuação.

Os interessados devem realizar as inscrições para processo seletivo no site do NeoINES, de 21 a 25 de janeiro. Durante o processo, o candidato deverá descrever qual será o Polo de Apoio Presencial e  o tipo de vaga que deseja concorrer (Ampla concorrência ou Cota).

Segundo o edital da seleção, estão reservadas 50% das vagas oferecidas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Deste processo, também há vagas para preenchimento de candidatos  autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Ainda há outros critérios de seleção, como a renda familiar per capita. O quadro com a reserva de vagas está disponível no edital do processo seletivo.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro. Para realizar a matrícula, os selecionados devem comparecer ao Polo no qual submeteu inscrição, do dia 30 de janeiro a 1° de fevereiro. A lista de documentos está disponível no edital.

Caso o selecionado não compareça, haverão novas classificações. Estão programadas mais duas. O resultado será divulgado no dia 6 de fevereiro e as matrículas começam a partir do dia 7 do mesmo mês. 

COMENTÁRIOS dos leitores