AmazôniaUp espalha semente do empreendedorismo

Na UNAMA - Universidade da Amazônia, programa mobiliza estudantes e inspira trabalhos sustentáveis

por Thalía Araújo sab, 15/12/2018 - 14:14
Divulgação Estudantes de Nutrição participaram do evento, na UNAMA Divulgação

A UNAMA - Universidade da Amazônia recebeu, na quinta-feira (13), no campus Alcindo Cacela, em Belém, mais uma edição do Programa AmazôniaUP, que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, com projetos desenvolvidos ao longo dos últimos meses, focando na floresta e na biodiversidade. O evento foi promovido pela Natura, em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Amazônia.

 Foram mais de setenta inscritos na primeira versão do Programa, em 2017, com 10 ideias com protótipos selecionadas, 33 jovens empreendedores participando do processo durante três meses de formação. Da edição deste ano participaram universitários, estudantes de cursos técnicos de nível médio e membros de associações, cooperativas e comunidades extrativistas da região.

“Temos um olhar de fortalecer o empreendedorismo para além das cadeias de sociobiodiversidade, trabalhando com redes de parceiros há alguns anos. Nossa primeira iniciativa foi o desafio, focando no fortalecimento da floresta e comunidades”, disse Priscilla Matta, responsável pelo programa.

A aluna do curso de Nutrição e finalista do projeto, Ana Paula Sarmanho, falou de como ficou sabendo do programa e de sua inspiração. “Soube através da coordenadora do curso, pedi orientação e criamos um produto que poderia ser vendido por R$ 1,00. Conseguimos apresentar e chegamos à final”, afirmou a estudante.

Ivie Manesky, professora e coordenadora do curso de Nutrição, reiterou a importância do AmazôniaUp dentro da universidade. “Pesquisa de extensão e ensino, principalmente quando estamos voltados para a Amazônia, motiva os alunos a fazer parte de tudo isso, valorizando sua participação e ajudando a floresta a permanecer em pé”, finalizou.

(Com apoio de Rebeca Costa)

COMENTÁRIOS dos leitores