Alunos da rede pública apresentam trabalhos culturais

Projeto Trilhas do Conhecimento, da Semec, destaca a importância da cultura e da arte nas escolas municipais de Belém

por Cleo Tavares sex, 07/12/2018 - 07:49

A segunda edição do Trilhas do Conhecimento, Cultura e Arte, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), começou na quarta-feira (4), no auditório David Mufarrej, campos Alcindo Cacela da UNAMA – Universidade da Amazônia. O evento teve como objetivo apresentar ações desenvolvidas pelos alunos das escolas municipais de Belém.

O tema do II Trilhas, “Aliança pela paz: educação, cidadania e amor”, foi definido no início do período letivo, para ser desenvolvido em todas as unidades municipais de ensino. “Os alunos, nas escolas, apresentaram suas manifestações culturais e painéis. Os professores se inscrevem para apresentar temas científicos culturais para essa comunidade e a Semec se organiza em desenvolvimento de grandes palestras”, disse Dorvalina Bastos, diretora de educação da Semec.

Raquel Veiga, professora do Núcleo de Formação de professores da Semec, contou que, além de palestras, o evento teve apresentações, danças, banners e mesas-redondas. “Os banners que estão aqui no hall foram confeccionados a partir da temática dos projetos desenvolvidos esse ano, nas diversas escolas da rede. Propõem desenvolver na escola essa perspectiva. Em cada área do conhecimento foram selecionados 50 trabalhos e neles produzidos relatos de experiência para ficarem expostos”, reiterou Raquel.

“Estamos trazendo o rádio e a TV, que é um projeto piloto da Semec, para que os alunos possam participar e desenvolver sua fala, leitura e escrita, para que assim eles possam abranger e divulgar o que acontece na própria escola”, disse Thiago Costa, professor do Núcleo de Informática Educativa.

Gustavo Souza, aluno da escola municipal Manuela Freitas, disse que aprende muito e se diverte com o projeto. “Eu acho divertido porque nós podemos dar dicas de saúde para os outros alunos, informar quando não há aula, podemos dar dicas de alimentação e saúde para ficarmos bem informados”, declarou.

Esta foi a primeira vez que o evento ocorreu na UNAMA. As apresentações se encerram nesta sexta-feira (7). Amélia Vieira, pedagoga do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da UNAMA, comentou sobre a parceria. “Para a UNAMA, é uma satisfação muito grande receber o projeto, porque os nossos alunos e professores podem interagir e vivenciar novas formas de arte cultura e conhecimento. É um momento muito proveitoso para ambas as partes, nós estamos muito satisfeitos e alegres com essa parceria”, finalizou.

 

COMENTÁRIOS dos leitores