Veja cursos gratuitos para melhorar currículo em 2019

Vários cursos gratuitos que fornecem certificados estão disponíveis na internet e, segundo especialistas, são reconhecidos pelo mercado de trabalho

por Adige Silva qui, 01/11/2018 - 11:57
Pixabay / Creative Commons Com o avanço tecnológico e da internet, ficou mais prático fazer cursos de qualificação e dar aquela turbinada no currículo Pixabay / Creative Commons

  A análise curricular é a primeira etapa do processo seletivo da maior parte das empresas, uma espécie de carta de apresentação do candidato. Portanto, é fundamental que o profissional apresente um bom currículo e se diferencie dos concorrentes. Com o avanço tecnológico, ficou mais prático fazer cursos de qualificação e dar aquela turbinada no currículo. A melhor parte é que é possível fazê-los de forma gratuita em diversas áreas e plataformas pela internet. 

Segundo João Roncati, diretor geral da People Strategy, além de preencher um possível vazio no currículo, os cursos podem tornar o perfil do candidato alinhado ao que o mercado de trabalho pede. “Os cursos permitem que o profissional tenha uma formação mais plural, o que hoje o mercado exige. O mercado não quer uma pessoa especialista em uma só área, mas que consigam transitar por equipes multidisciplinares”, analisa.

Jéssica Acioly, especialista em gestão de pessoas, afirma que os cursos também podem ser um diferencial no quesito disciplina. “Os cursos demonstram que o candidato é um profissional que sabe trabalhar online, conseguindo cumprir tarefas e prazos”, enaltece a profissional do Senac. Mas ela recomenda os candidatos sigam à risca todo o processo do curso, para não acumular atividades e acabar se desmotivando posteriormente.

Além da análise curricular, os cursos podem ser explorados na hora da entrevista com gestor da instituição. João Roncati recomenda associar os cursos à área prática de atuação das vagas almejadas. “Já que hoje as entrevistas são muito voltadas para analisar perfil e capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos, os cursos devem ser ligados à prática da função pretendida”, recomenda o especialista.

Jéssica Acioly diz que, dessa maneira, o candidato demonstra habilidades que ainda estão escassas no mundo do trabalho atual. “O candidato precisa deixar claro a sua expertise em relação a apresentar resultados positivos mesmo fugindo do padrão confortável da sala de aula, por exemplo”, afirma.

Atualmente, vários institutos oferecem cursos online gratuitos que podem ajudar você a começar o ano de 2019 com o pé direito. O LeiaJá separou alguns deles. Confira:

Fundação Bradesco

A Fundação oferta mais de 50 cursos nas áreas de Administração, Contabilidade e Finanças; Desenvolvimento Pessoal e Profissional; Educação e Pedagogia; e Informática – o último com o maior número de cursos disponíveis. A instituição fornece aos participantes certificado digital e os cursos dão direito a carga horária.

Tecnologia e Empreendedorismo da Intel

O curso é destinado a alunos iniciantes. Ao todo, são cinco módulos que abordam Noções Básicas de Empreendedorismo, Marketing Pessoal e Marketing online. Ao final, o estudante passa por uma avaliação para ter direito a um certificado.

Instituto de Educação Tecnológica (Ietec)

O Instituto é referência na área de educação e tecnologia. Os cursos ofertados são Gestão de Projetos, Gestão e Tecnologia Industrial, Tecnologia da Informação, Inovação e Criatividade, entre outros.

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A Fundação oferece mais de 50 opções de cursos variados. Os cursos ofertados abordam diversas áreas de atuação, dentre elas: Direito, Economia e Finanças, Gestão de Pessoas e Marketing.

Busuu.com

O site oferece diversos cursos de idiomas. A plataforma ostenta elogios de diversas empresas de tecnologias, como a Google. Na versão paga, o estudante pode ter conversação com pessoas do País de origem da língua estudada.

Business Intelligence da Microsoft

O curso é dividido em três módulos. É destinado, especialmente, aos estudantes e interessados na área de Tecnologia da Informação.

Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Considerada a 5ª melhor universidade do mundo. O instituto oeferece cursos de Interações Eletromagnéticas, Direito e Sociedade, Análise Econômica para a tomada de Decisões Empresariais, Planejamento, Comunicação e Meios Digitais e Como Desenvolver Estruturas Musicais. As opções, porém, são em inglês.

Oportunidades para empreendedores

O Sebrae de São Paulo anunciou que para esse final de ano está ofertando mais de 100 cursos EAD destinados a diversas empresas e microempreendedores. Os cursos têm duração média de três horas e podem ser concluídos em até 15 dias. Os participantes recebem certificado ao final do curso. Em 2018, mais de 175 mil alunos entre pessoas físicas e jurídicas já concluíram os cursos.

 

COMENTÁRIOS dos leitores