Mais de 1 milhão de pequenos negócios devem surgir em 2019

Projeção foi feita pelo Sebrae com base em dados da Receita Federal

por Nathan Santos seg, 01/10/2018 - 17:54
Pixabay . Pixabay

O próximo ano deve ter números grandiosos no universo empreendedor. De acordo com projeção feita para Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a partir de dados da Receita Federal, em 2019 deverão ser criadas 1,5 milhão de empresas.

Segundo o Sebrae, a projeção diz respeito a microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas. “São as micro e pequenas empresas que estão carregando o país nas costas na última década”, comenta o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, conforme informações da assessoria de imprensa.

Atualmente, 98,5% das empresas brasileiras são micro e pequenos negócios. Segundo o Sebrae, 43% dos empreendimentos é do segmento 'comércio', o principal nesse meio. Para 2019, no entanto, a instituição não adiantou qual setor contará com o maior número de empresas.

No ano passado, dos 1,4 milhões de brasileiros que conseguiram o primeiro emprego, 55% ingressaram no mercado de trabalho por meio das micro e pequenas empresas. De acordo com o Sebrae, 23,9 milhões de mulheres resolveram investir no empreendedorismo; 25,4 milhões de homens gerem negócios no Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores