Inglês ou espanhol? Saiba como as disciplinas caem no Enem

Professores detalham as características das questões cobradas na prova

por Adige Silva sab, 29/09/2018 - 09:01
Pixabay . Pixabay

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cobra conhecimento em língua estrangeira na prova de Linguagens. Os candidatos podem escolher entre o idioma inglês ou espanhol em todo período de inscrição, não sendo possível a alteração posteriormente. 

O Enem cobra cinco questões, geralmente de grau interpretativo, que exige bom conhecimento sobre o idioma escolhido. Sobre os conteúdos abordados na prova, o fera precisa conhecer características importantes das disciplinas. O professor de espanhol Whanderson Lima adverte: “O aluno precisa atentar-se aos famosos ‘heterosemánticos’ ou falsos cognatos, que são aquelas palavras que possuem grafia semelhante nas duas línguas, mas têm significados bem diferentes”, alerta.

No Exame, a prova de língua de origem latina vem caracterizada por textos em espanhol, enunciado e alternativas em português. Nesta reta final de preparação, Whanderson recomenda que os estudantes foquem em resolução de questões com estilo semelhante às cobradas no certame. “Resolver provas anteriores do Enem, inclusive segundas aplicações; questões do Enem PPL e agora, mais atual, questões do Enem em Libras, além de realizar simulados periódicos, é uma boa estratégia para este último mês.”, enfatiza o educador. 

A prova de inglês, por sua vez, é bastante interpretativa e exige do estudante um bom conhecimento de vocabulário. A professora de língua inglesa Jéssica Rodrigues recomenda atenção ao enfoque da pergunta. “É importante considerar o contexto na análise e na interpretação dos textos, pois eles são extremamente relevantes e, na hora da dúvida, podem dar a chave da resposta correta”, pontua.

E não é só em espanhol que aparecem os falsos cognatos. Por haver muitas palavras em português que são semelhantes a termos ingleses, é preciso, também, redobrar a atenção. “Para evitar uma possível casca de banana, familiarizem-se com o uso de falsos cognatos e seus respectivos sentidos. Essas palavras são enganosas e podem te induzir a escolher uma opção errada se você não conhecê-las”, adverte a educadora. 

Tanto professor o Whanderson Lima, quanto a professora Jéssica Rodrigues, afirmam que a melhor forma de aproximação com a língua escolhida é criar certos hábitos, como ouvir músicas, assistir filmes, séries, ler matérias jornalísticas, bem como livros e outros textos no idioma desejado. É recomendável também pesquisar as palavras desconhecidas no dicionário e formar um glossário próprio.  

Confira algumas questões separadas, resolvidas e explicadas pelos professores, com dicas preciosas para serem usadas na Prova: 

Língua espanhola

Questão 1 

(Enem 2017) El carpintero

Orlando Goicoechea reconoce las maderas por el olor; de qué árboles vienen, qué edad tienen, y oliéndolas sabe si fueron cortadas a tiempo o a destiempo y les adivina los posibles contratiempos.

Al cabo de tantos años de trabajo, Orlando se ha dado el lujo de comprarse un video, y ve una película tras otra.

No sabía que eras loco por cine le dice el vecino.

Y Orlando le explica que no, que a él ni le va ni le viene, pero gracias al video puede detener las películas para estudiar los muebles.

Galeano, E. Disponível em: http://elcajondesastre.blogcindarrio.com.

Acesso em: 18 abr. 2012.

No conto de Galeano, a expressão ni le va ni le viene encerra uma opinião a respeito de cinema que

a) desconstrói a ideia central do conto sobre a importância das atividades de lazer.

b) contradiz a percepção que o narrador tem em relação à profissão exercida por Orlando.

c) revela o descaso do narrador com relação ao ofício desempenhado por Orlando.

d) reforça a impressão do vizinho de que Orlando gostava de filmes.

e) evidencia a extrema devoção do carpinteiro ao seu ofício.

Whanderson Lima: O aluno pode iniciar a análise da questão lendo primeiro o enunciado. Isso pode facilitar a sua análise. Percebam que nessa questão ele queria que o aluno fizesse a análise de uma expressão dado o contexto em que ela se encontra. Na primeira linha do texto aparece a palavra “olor” que seria “cheiro” e logo em seguida aparece o verbo “oler” (cheirar) conjugado. O personagem Orlando utiliza a expressão “ni le va ni le viene” para refutar a ideia que o vizinho criou dele sobre Orlando ser louco por cinema. Em seguida, Orlando diz que aprecia os filmes para poder estudar a mobília presente nas “películas” o que evidencia a devoção do carpinteiro pelo produto do seu trabalho, consequentemente a devoção pelo próprio ofício. Resposta correta, portanto, letra E.

Questão 2

(Enem PPL 2016)  

A charge tem a função de denunciar ironicamente o(a) 

a) rebeldia dos filhos em relação à alimentação.   

b) contaminação dos alimentos ingeridos pela sociedade.   

c) inadequação dos hábitos alimentares da sociedade atual.   

d) autoritarismo das mães na escolha da alimentação dos filhos.   

e) falta de habilidade da mulher moderna no preparo das refeições.   

Whanderson Lima: Na questão acima nota-se o uso do verbo “saber”, mas não no seu sentido usual. Esse verbo, levando em consideração o contexto que trata de comida, tem o sentido de “TER GOSTO”. A charge é extremamente irônica, pois coloca as toxinas como contaminadas pelos alimentos, a ideia seria consumir não o peixe, mas sim o mercúrio e não a sobremesa (postre), mas a dioxina. Sabemos que esses elementos químicos são prejudiciais ao ser humano quando ingeridos nos alimentos e a charge evidencia que essas toxinas são recorrentes na alimentação da sociedade. Portanto, resposta letra B.

 Língua inglesa 

Questão 1 

Referência da imagem: Rrenatto

1) De acordo com a tirinha acima, assinale a opção correta:

a) Garfield vai viajar e não tem data para voltar

b) Garfield convida seu dono para um passeio

c) Garfield nega-se a dar informações 

d) Garfield diz que irá contratar um advogado 

Jéssica Rodrigues: A tirinha, em questão, traz um diálogo bastante objetivo. Trabalha algumas expressões e vocabulário. No enunciado, o aluno é questionado sobre a resposta de Garfield ao ser interpelado por seu dono. Na fala ilustrada pelo pensamento de Garfield: “On the advice of my attorney, I decline to answer.” Podemos perceber que Garfield recebe um aconselhamento e se nega a responder à pergunta inicial. Portanto, a resposta certa é: Letra (C) 

Questão 2 

 Na canção acima, nos dois primeiros versos “Can we pretend that airplanes in the night sky are

like shooting stars?” qual a indagação feita?

a) Se é possível voar de avião à noite

b) Se é possível imaginar que aviões no céu à noite são estrelas cadentes

c) Se aviões à noite parecem ser estrelas

d) Se o céu à noite brilha com as estrelas

Jéssica Rodrigues: O enunciado é feito utilizando dois primeiros versos da canção. Na sentença “Can we pretend that airplanes in the night sky are like shooting stars?” podemos observer um falso cognato, a palavra “pretend”. Aparentemente, poderíamos ser induzidos a pensar que seu sentido seja mesmo que “pretender”, contudo, seu real sentido é “fingir”. Assim sendo, a alternativa que melhor traduz a indagação feita nos versos é: opção correta (b)

COMENTÁRIOS dos leitores