Dia do Cliente: seu negócio precisa ser bem visto na web

Fidelizar clientes na internet é o desafio de muitas empresas. Saiba como fazer o seu negócio brilhar

por Adige Silva sab, 15/09/2018 - 08:01
Pixabay Pixabay

Neste sábado (15), é celebrado o Dia do Cliente no Brasil. A data comemorativa surgiu no Rio Grande do Sul e tem o objetivo de movimentar o comércio durante o mês de setembro, considerado um período de poucas vendas. Na data, os empreendedores procuram reforçar e analisar os canais de comunicação com seu público alvo. Atualmente, cada vez mais empresas utilizam as ferramentas digitais como principal elo com o consumidor.

Podemos observar essa ação, principalmente, nas Micro e Pequenas Empresas (MPE), que estão investindo em estratégias online, procurando aumentar sua presença nas mídias sociais. Segundo dados levantados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 72% dos pequenos negócios usam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% possuem perfil no Facebook.

Os dados confirmam que o consumidor está cada vez mais usando a internet para pesquisar, comparar e comprar produtos e serviços. Os negócios que estão presentes virtualmente saem na frente. Por isso, os empreendedores se adequam a esse perfil de cliente. Em 2015, por exemplo, 11% das MPE tinham perfis nas redes; esse número mais que dobrou, passando para 27% em 2018.  

“A centralidade do cliente deve ser valorizada em todos os processos do negócio, desde a construção de uma marca que crie identificação com o público, à oferta de um ambiente acolhedor e um atendimento confiável e eficiente”, analisa a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, em entrevista à Agência Sebrae de Notícias. Sobre as mudanças que o mercado vem sofrendo com a expansão das redes, ela explica: “O novo cliente, totalmente conectado, influencia as mudanças no comportamento das empresas, que passam a ser cada vez mais digitais para atendê-lo”.  

A Performa Web, agência de marketing digital full service, listou quatro dicas para que os e-commerces aumentem suas vendas no Dia do Cliente. Veja:

1 - Invista nas imagens dos produtos e crie campanhas com links patrocinados: quem nunca tentou ver com detalhes a foto de algum produto na internet, mas tudo o que conseguiu enxergar foi uma imagem em baixa resolução? Se você deseja fisgar o público pelos detalhes, deve observar essa questão. Faça fotos de todos os ângulos do produto e, se for o caso, de todas as cores. Pode parecer desnecessário, mas vai fazer toda a diferença. Outros formatos de mídia também são recomendáveis, como o Google Shopping e anúncios em Links Patrocinados, que precisam ser criadas com objetivos claros. Além disso, lembre-se de identificar o melhor formato para a campanha. Esse é um dos pontos cruciais, pois, quando mal gerido, pode colocar em jogo toda estratégia. 

2 - Atente-se aos prazos de entrega: não adianta nada deixar a sua loja virtual impecável, com uma enorme gama de produtos em promoção, mas atrasar a entrega. Isso não apenas afasta o consumidor da marca, como gera a temida propaganda negativa. Por isso, determine prazos realistas e monitore essa logística com algum tipo de software específico. Caso ocorra algum imprevisto, é necessário enviar um aviso com urgência. 

3 - Fique ligado na concorrência: o que as empresas similares a sua estão fazendo para atrair a clientela em datas sazonais? É sempre interessante fazer uma pesquisa de mercado e saber o que a concorrência está pensando. Neste caso, não é copiar o que está sendo feito e sim ter insights interessantes para a construção de novas ideias. E não esqueça, claro, de manter a sua identidade em tudo o que for fazer. 

4 - Dê feedback para os seus clientes: outro ponto muito comum que desgasta a imagem de qualquer empresa é não dar um retorno ao consumidor. Por isso, tente respondê-lo com o máximo de urgência e eficiência, principalmente em datas deste tipo. Monitore e-mails e redes sociais com frequência, interagindo e gerenciando críticas. Atenda o seu público como gostaria de ser atendido. 

COMENTÁRIOS dos leitores