Estudantes paraenses vão participar do Parlamento Jovem

Jovens representarão o Pará em evento que será realizado de 1º a 5 de outubro de 2018, na Câmara dos Deputados, em Brasília

qua, 05/09/2018 - 18:33

Três estudantes do Ensino Médio representarão o Pará no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) deste ano. O evento será realizado de 1º a 5 de outubro de 2018, na Câmara dos Deputados, em Brasília.Os jovens paraenses foram selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio da apresentação de um projeto de lei.

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa da Câmara dos Deputados que convida os alunos das escolas públicas e privadas a vivenciar o dia a dia da atividade parlamentar. O objetivo é fazer com que esses jovens vivam o momento democrático, criem seus projetos sobre uma problemática da sociedade e aprendam a desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre a realidade do país.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Até o ano passado, houve a participação de 1.002 jovens parlamentares estudantes do Ensino Médio. Milhares de alunos e professores em todos os Estados se mobilizaram para trabalhar o PJB em sala de aula e possibilitaram que esses aprendizados também se estendessem a todos os que se inscreveram ao longo das edições. 

A coordenadora estadual do Parlamento Jovem Brasileiro, Luíza Araújo, diz que o projeto visa que os estudantes selecionados apresentem suas ideias e vejam seus projetos sendo avaliados. “É uma simulação que mais na frente pode virar realidade”, afirma.

Os alunos Welfeson Campos, de 18 anos, e Luiz Felipe Farias, de 16 anos, ressaltaram que mesmo ocorrendo denúncias de escândalos de corrupção, ainda há esperança de mudança “O projeto faz com que nós jovens tenhamos interesse pela política, e nos possibilita criarmos os nossos projetos”, enfatiza Welfeson.

Giselly Correa Barata, de 16 anos, do município de Bragança, na região nordeste do Pará, conta que é uma alegria participar e representar o Pará. “É uma honra viver este momento”, disse.

Participam do projeto, que está em sua 15ª edição, 78 estudantes entre 16 e 22 anos do Ensino Médio ou Técnico de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O número de deputados jovens a serem selecionados por cada Estado e pelo Distrito Federal será proporcional ao número de deputados federais na Câmara dos Deputados.

 Ascom/Seduc.

 

COMENTÁRIOS dos leitores