Japão seleciona brasileiros para bolsas de estudo

No Recife, inscrições devem ser feitas no Consulado do Japão

por Marília Parente sex, 11/05/2018 - 10:27
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Ex-intercambistas relataram experiências para interessados no MEXT Júlio Gomes/LeiaJáImagens

O Governo do Japão abriu as inscrições para o MEXT 2019, um dos principais programas de bolsas para intercâmbio no país. A iniciativa ocorre anualmente e oferece vagas para curso profissionalizante, graduação, pós-graduação e escola técnica superior. Neste ano, foram disponibilizadas 50 vagas para estudantes de todo o Brasil, sendo apenas duas delas voltadas para a região Nordeste. 

Um dos organizadores da palestra “Estude no Japão”, promovida por docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com o Consulado do Japão na última quarta (9), o professor do Departamento de Engenharia Armando Shinohara, apontou o MEXT como a principal bolsa de estudos para a “Terra do Sol Nascente”. “É uma oportunidade dada pelo Ministério da Educação, Ciência, Tecnologia e Esportes. Como a concorrência é grande, é preciso tirar uma nota em torno de nove para ir à fase final".

Para o professor da UFPE Armando Shinohara, MEXT é principal bolsa de estudos para o Japão. (Ozana Costa/LeiaJá Imagens)

Para os interessados que residem no Recife, as inscrições deverão ser feitas presencialmente, no Consulado do Japão da capital pernambucana. Em outros casos, a documentação exigida deve ser encaminhada por remessa postal para o endereço da instituição, até o dia 29 de maio para pós-graduação e entre os dias 21 de maio e 18 de junho para graduação, curso profissionalizante e escola técnica superior. 

O processo seletivo é composto ainda por prova escrita, com avaliação de inglês e japonês para pós-graduação, bem como de Ciências Humanas, Exatas e Naturais para as demais categorias. “Minha dica para quem quer fazer mestrado e doutorado através dessa bolsa é que faça iniciação científica durante a graduação. O esforço vale a pena, porque as universidades japoneses continuam sendo muito boas, oferecendo uma interessante formação complementar”, conclui Shinohara. 

Serviço//Consulado Geral do Japão no Recife (Setor Cultural)

Endereço: Rua Padre Carapuceiro, 733- 14 andar, Boa Viagem, Recife-PE

Mais informações: (81) 3207-0109

 E-mail: cjr@bs.mofa.go.jp

COMENTÁRIOS dos leitores