Programa oferece bolsa de estudos no EUA para professores

Com todas as despesas pagas, os selecionados vão estudar um semestre letivo em um universidade americana

por Juan Gouveia qua, 28/02/2018 - 18:30
Pixabay Pixabay

O programa Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI, iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), oferece oportunidades para professores brasileiros de língua inglesa, do ensino médio, para participar de curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos EUA com todas as despesas pagas.

As vagas são destinadas a 19 estados do país: Acre; Alagoas; Amapá; Amazonas; Bahia; Ceará; Distrito Federal; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Pará; Paraíba; Pernambuco; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Rondônia; Santa Catarina; São Paulo e Sergipe. 

O programa nos Estados Unidos acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2019 e incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio. Entre os benefícios, passagens, ajuda de custo, visto, seguro-saúde. Os candidatos ainda têm a oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos Estados Unidos.

Durante a estadia em terras americanas, os selecionados terão aulas em um semestre letivo em uma universidade americana, no qual inclui treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e também no uso de tecnologias em educação.

O processo seletivo, em sua primeira fase, será realizado junto às secretarias de educação de cada estado, que irão indicar até quatro professores para a etapa nacional. A avaliação em nível estadual é realizada levando em consideração o formulário preenchido pelo candidato. O resultado será encaminhado, até dia 9 de março, para etapa nacional. Os selecionados a nível federativo terá seus dados enviados para os EUA, que contempla a etapa final da seleção.

Para participar, o interessado deve lecionar em escolas da rede pública, estadual ou federal, despender atualmente 50% do tempo de sua carga horária em sala de aula ministrando aulas de língua inglesa no ensino médio. Ter Título de bacharel ou licenciado em inglês e ter, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula. Além de ter demonstrar compromisso com o ensino em rede pública e inglês após participação do programa. O candidato, também deve pouca ou mínima experiência acadêmica e/ou profissional no exterior.

Os candidatos devem ter fluência oral e escrita em inglês, com certificação e ser brasileiro para participar do programa. As inscrições são realizadas através do contato com a Secretaria de Educação do seu estado, até a próxima sexta-feira (2). Em Pernambuco, pelo e-mail cristianeol@hotmail.com para preenchimento dos formulários de inscrição. Para mais informações, ligar para a Gerência do Ensino Médio do Estado de Pernambuco através do número (81) 3183-8620. As inscrições em outros estados do país são realizadas por cada secretaria, a lista de contatos está disponível aqui.

COMENTÁRIOS dos leitores