Enem: confira os assuntos mais frequentes em física

O professor Eduardo Peres deu algumas dicas para que os alunos tenham sucesso durante a prova

por Thayná Aguiar ter, 07/11/2017 - 15:19

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado no último domingo (5), quando os alunos enfrentaram as avaliações de Linguagens, Ciências Humanas e a redação. O segundo dia de prova será no próximo domingo (12), e os feras vão encarar as questões de Ciências da Natureza e Matemática. 

As provas de exatas, normalmente, têm uma dificuldade maior do que as outras, pois exige dos alunos atenção redobrada com os tantos números e fórmulas envolvidos. Dentre as avaliações de Ciências da Natureza está inclusa a prova de física. Em entrevista exclusiva ao LeiaJá, o professor Eduardo Peres deu algumas dicas dos assuntos que são mais frequentes na prova.

Segundo Eduardo, um conteúdo de física que esteve presente com certa frequência nas provas do Enem é hidrostática. Por isso, os alunos devem estar atentos a alguns pontos como o 'Princípio de Pascal'; o acréscimo de pressão, produzido num líquido em equilíbrio, se transmite integralmente a todos os pontos do líquido.

                

Princípio de Arquimedes - Todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto a este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual a intensidade do Peso do fluido que é ocupado pelo corpo.

 

Para o professor de física, outro assunto que tem certa presença nas provas durante as edições é a conservação de energia. Ele chama a atenção para algumas fórmulas e faz um lembrete: "A energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada".

Energia Cinética:

 

Energia Potencial: 

 

Energia Mecânica:

     

Eduardo ainda destaca que os feras precisam estar atentos em relação aos circuitos elétricos; Associação em série:  

      

Associação em paralelo: 

      

Medidores elétricos: 

   

Outro assunto que o professor Eduardo garante que fará parte da prova do próximo domingo será a parte ondulatória, como por exemplo as ondas periódicas. De acordo com ele, ela é o tipo de onda em que as oscilações ocorrem sempre no mesmo intervalo de tempo. Neste caso, λ equivale ao comprimento da onda (m), e V à velocidade de propagação (m/s). 

       

Frequência de ondas eletromagnéticas: Quanto maior for o comprimento de onda, menor será frequência, pois são grandezas inversamente proporcionais:

LeiaJá também

--> Matemática sem crise: professores reforçam dicas do Enem

COMENTÁRIOS dos leitores