Filmes sobre educação para relaxar às vésperas do Enem

O LeiaJá traz dicas de produções que abordam a vida acadêmica como inspiração

sab, 04/11/2017 - 08:00
Reprodução Sociedade dos Poetas Mortos, de 1989, é um dos clássicos do gênero Reprodução

Hollywood tem um grande histórico de filmes que narram histórias de alunos e professores e que trazem a sala de aula para dentro da tela, com casos inspiradores e de superação. Às vésperas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o LeiaJá preparou uma lista de dicas para você relaxar, se divertir e, claro, se emocionar com algumas dessas produções. 

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Esse aqui conta a história de um professor de poesia nada ortodoxo, interpretado por Robin Williams, em uma escola na qual predominavam valores tradicionais e conservadores. Com bom humor, ele quebra essas tradições e conquista a amizade dos alunos.

O Sorriso de Monalisa (2003)

Julia Roberts é uma professora recém-formada que, em 1953, leciona História da Arte em uma escola só para mulheres. Determinada a confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição, ela inspira suas alunas a serem líderes. Tem na Netflix.

Mentes Perigosas (1995)

Michelle Pfeiffer abandona a vida militar para ser professora de inglês. Na primeira escola em que trabalha, ela se depara com diversas barreiras, tendo que lidar com a rebeldia dos alunos. Como a professora não consegue a atenção da sua classe, ela parte para outra forma de ensino e passa a dar aulas com karatê e músicas de Bob Dylan.

Escritores da Liberdade (2007)

Em Los Angeles, uma dedicada professora de uma escola dividida por raças ensina uma turma de alunos adolescentes que apresentam problemas de aprendizagem. Ela tenta inspirá-los a acreditarem em si mesmos e a atingirem o sucesso, pois estão prestes a serem reprovados. Tem na Netflix também.

Ao Mestre Com Carinho (1967)

Um engenheiro aceita lecionar numa escola barra-pesada em Londres, onde se depara com um grupo de adolescentes rebeldes determinados a expulsá-lo do cargo. Tratados com respeito, os alunos abandonam o comportamento hostil, se afeiçoando ao mestre.

Encontrando Forrester (2000)

Jamal Wallace ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite de Manhattan. Ele conhece William Forrester (Sean Connery), um talentoso e recluso escritor com quem desenvolve uma profunda amizade. 

Meu Mestre, Minha Vida (1989)

O autoritário professor Joe Clark (Morgan Freeman) é convidado a assumir o cargo de diretor em uma problemática escola em Nova Jersey. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região.

COMENTÁRIOS dos leitores