Como usar webinars para conquistar novos clientes

ter, 01/08/2017 - 16:21

Apresentações na internet são essenciais para uma estratégia de marketing de conteúdo, que funciona de modo menos agressivo que a propaganda tradicional. Esse tipo de comercial é agrega valor para uma empresa, sem abordar o cliente de forma direta.

O webinar serve para que os potenciais consumidores percebam o potencial de seu produto ou negócio, recebendo informações valiosas para a decisão de compra. Caso o vendedor proporcione uma excelente experiência desde a primeira interação, o cliente pode criar uma relação a longo prazo com a marca. Com as ferramentas de webinar, é possível promover uma apresentação dinâmica, com conteúdo relevante para a audiência, sem gastar muito, Veja a seguir o que as grandes empresas estão fazendo para fidelizar novos compradores na internet.

6 principais elementos de um webinar de vendas

1. Primeiramente, a apresentação voltada para marketing de conteúdo deve mostrar para o público como o produto ou serviço funciona. Esse tipo de abordagem serve para deixar claro, desde o início, a utilidade do produto, ajudando o potencial comprador a fazer a decisão. Outra vantagem é o forte relacionamento que pode ser consolidado com o cliente.

2. Depois, os detalhes do serviço e suas aplicações devem ser mostrados. É interessante mostrar as opções que o produto oferece, suprido variados tipos de necessidade.

3. Quando o serviço possuir diversos recursos, vale a pena mostrar todos os aspectos, para dar a entender que o produto é versátil.

4. Para qualquer serviço ou produto, tenha em mente que os consumidores sempre terão dúvidas. A sessão de perguntas e respostas é essencial em um webinar porque ajuda a manter a audiência mais engajada. Também é válido disponibilizar o envio de questões após a apresentação, por meio de um formulário. 

5. Uma ideia é oferecer material de leitura, que serve como complemento do conteúdo. Caso a empresa tenha um blog, é importante divulgar as postagens mais relevantes. Podem ser posts com instruções de uso, comparações, infográficos e outros materiais.

6. Ao final do webinar, um meio de contato deve ser disponibilizado, para que o cliente entre em contato com a empresa, seja por qualquer motivo. É necessário oferecer esse tipo de suporte, até mesmo para  ouvir elogios ou sugestões. Afinal, o objetivo da apresentação é estreitar os laços entre o consumidor e a instituição.

Conclusão

O webinar de vendas e seus elementos simplificam a jornada do cliente pelo funil de compra. O caminho percorrido pelo consumidor vai desde o momento de interesse até a decisão final. A estratégia de marketing digital deve oferecer meios para que os potenciais clientes permaneçam no funil até o fim, convertendo vendas de maneira eficaz e informativa. Vale ressaltar que o marketing não se resume a apenas a promoção de um webinar. É preciso dar atenção a todos os veículos de divulgação e turbinar as redes sociais da empresa.

A internet pôs fim ao tipo de venda persuasiva. Hoje em dia, o internauta busca informações antes de comprar itens e somente adquire produtos após obter respostas para seus questionamentos. Tal contato pode ser feito em diversos formatos, como ebook, site corporativo, canal no YouTube, entre outros.

Quanto mais o negócio mostrar ser útil para aquilo que o cliente precisa, maiores são as chances de conversão e fidelização.

A maior vantagem do marketing de conteúdo é seu custo, bem mais baixo que os meios de propaganda como televisão ou rádio. Outro diferencial é que o comercial é mais direcionado ao público alvo da empresa, o que não ocorre nas demais mídias.

COMENTÁRIOS dos leitores