Pequenos negócios contrataram quase 3 milhões de jovens

Segundo pesquisa do Sebrae, de cada dez contratações, três foram de jovens com até 24 anos de idade

por Nathan Santos seg, 05/06/2017 - 18:06
Pixabay . Pixabay

Um balanço realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que, em 2016, de cada dez contratações nos pequenos negócios, três foram de jovens com até 24 anos de idade. O estudo levou em consideração dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Segundo o Sebrae, 2,8 milhões de jovens ingressaram no quadro de profissionais dos pequenos negócios, representando um número superior às contratações das médias e grandes companhias, que contabilizaram 1,8 milhões com no máximo 24 anos. “Os pequenos negócios são uma oportunidade para o primeiro emprego. Muitas grandes empresas não têm interesse em capacitar um jovem, e são nas micro e pequenas que eles encontram a chance de começarem uma carreira”, comenta o presidente do Serviço, Guilherme Afif Domingos, conforme informações da Agência Sebrae de Notícias.

Comércio, de acordo com a pesquisa, foi o setor que mais incorporou jovens aos pequenos negócios. Só esse segmento empregou mais de um milhão de trabalhadores, correspondendo a 40% do total de admissões. No que diz respeito aos estados, São Paulo liderou com 776 mil novos funcionários, enquanto Minas gerais e Paraná aparecem em seguida, com 338 mil e 232 mil novas contratações, respectivamente.

“De acordo com o levantamento do Sebrae, a faixa etária que mais teve contratações nos pequenos negócios foi a de 25 a 39 anos, com 47,5%, já as pessoas entre 40 e 64 anos corresponderam 21% das admissões, em 2016, por esse nicho de empresas”, informou a Agência Sebrae de Notícias. 

COMENTÁRIOS dos leitores