Nacional Ceará Paraíba Pará Pernambuco São Paulo

Brasil e França selecionam 30 projetos para intercâmbio

Pesquisadores brasileiros, em nível de doutorado e pós-doutorado, poderão ampliar conhecimentos em instituições francesas

por Nicole Simões ter, 14/03/2017 - 13:06
Pixabay Pixabay

Estão abertas as inscrições para programas de intercâmbio entre Brasil e França. Trinta projetos de pesquisas brasileiros receberão recursos para missões de trabalho e estudo no país europeu. A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) que resultou no programa Capes/Cofecub.

Divulgado na última segunda-feira (13), pela Capes, o edital aberto seleciona projetos conjuntos de pesquisa para fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses, com objetivo de estimular a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.  

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. Os interessados precisam preencher um formulário online e enviar alguns documentos eletrônicos solicitados no edital. O prazo final para recebimento de inscrições é 23 de maio e a publicação do resultado está prevista para dezembro deste ano. 

Os projetos selecionados terão início das atividades a partir de 2018 nas diversas áreas de conhecimento, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária e financeira da Capes. Cada proposta deverá conter planejamento de atividades em módulos anuais, considerando a duração máxima de financiamento dos projetos de quatro anos. 

Benefícios -  São itens financiáveis no âmbito do programa: missões de trabalho, recurso para material de consumo e serviços de terceiros, conforme especificados no edital, levando-se em consideração o valor limite de até R$ 140 mil. Também estão previstas missões de estudos aos projetos selecionados nas modalidades doutorado sanduíche e pós-doutorado.

COMENTÁRIOS dos leitores