Inep divulga datas do Censo Escolar 2013

Estudo será feito por meio de questionários na internet, com abrangência em todo o Brasil

por Nathan Santos | sex, 05/04/2013 - 19:57
Compartilhar:

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tornou público, nesta sexta-feira (5), o cronograma para a coleta das informações que formarão o Censo Escolar da Educação Básica de 2013. O estudo será realizado por meio de questionários na internet, com abrangência em todo o Brasil.

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), o Sistema Educacenso será aberto a partir do dia 29 de maio, para recebimento de dados informativos sobre escolas de todo o país. Até o dia 31 de julho, todas essas informações deverão ser fornecidas e a data de referência para as os dados prestados é 29 de maio.

Ainda segundo o MEC, estão habilitados para acessar o sistema e fornecer as informações sobre os estudantes e a unidade de ensino, os diretores ou responsáveis pelas escolas. Eles também têm responsabilidade sobre o sistema educacional informatizado.

O Inep tem a missão de, até o dia 30 de agosto, enviar os dados preliminares ao MEC, e, logo depois, essas informações serão publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Depois da publicação, gestores estaduais e municipais têm até 30 dias para analisar se as informações estão corretas ou se haverá a necessidade de correção no Educacenso. É importante que os responsáveis pelos dados informativos fiquem atentos, uma vez que, caso não tenham preenchido os dados no período de coleta, essa ação não poderá ser feita no período de retificação.

Depois das correçõs, o Inep vai enviar ao MEC, até o dia 29 de novembro, as informações finais oriundas das correções e análises do censo. Em seguida, o material será publicado no DOU.

A partir do dia 3 de fevereiro do próximo ano, será iniciada a segunda etapa do censo. É nessa fase, denominada “situação do aluno”, que serão coletadas as informações mais detalhadas sobre os estudantes brasileiros. Para o fornecimento dessas informações, a data final é 24 de março de 2014.

No final desse processo, os gestores municipais e estaduais receberão os relatórios com as informações sobre a “situação do aluno” de cada escola. A responsabilidade do cumprimento dos prazos e divulgação dos resultados fica com os órgãos municipais de educação e a Secretaria de Educação do Distrito Federal.   

| | | Link:
Compartilhar:

Facebook

Carregando