Mural Leia

Registrar | Entrar

Alunos do IFPE ganham ouro em Olimpíada

Além das medalhas, estudantes receberam certificados da Agência Espacial Brasileira (AEB)

por Carlos Alberto Prado | ter, 13/11/2012 - 12:55
Compartilhar:

 

Foto: Assessoria IFPE/Adriana Ribeiro O professor Guilherme Pereira, entre os vencedores O professor Guilherme Pereira, entre os vencedores

Olhar o céu sempre foi a paixão de dez alunos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que ganharam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2012 e com isso obtiveram o melhor resultado para Pernambuco na competição. Dois estudantes receberam medalhas de ouro, outros quatro de prata e mais quatros estudantes receberam medalhas de bronze. O resultado credencia os alunos a disputar as seletivas das olimpíadas Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica e também a competição Internacional de Astronomia e Astrofísica. 

No total, dois mil estudantes participam da seletiva, em fevereiro de 2013. Os cem melhores partem para a segunda fase, que definirá os dez alunos que concorrem, metade na competição latina e a outra metade no mundial.

Durante o evento que parabenizou os alunos, realizado pelo IFPE, o diretor geral, Valbérico Cardoso, afirmou que dado o bom desempenho e dedicação dos estudantes e professores, o diretor tem como projeto instalar um observatório no campus Recife, com aulas, grupos de pesquisa e certificados de participação. “Queremos contribuir com esta bela ciência estimulando não só o desenvolvimento na área técnica, como também na formação geral de nossos estudantes”, afirmou Cardoso.

Entre os premiados, estava Lucas Cilento. O estudante, que no ano passado também conquistou medalha de ouro na OBA, contou que seu interesse pelo assunto começou cedo, aos dois anos, quando recebeu um telescópio, que despertou seu interesse em astronomia. “Continuarei estudando para obter os melhores resultados e vou participar da disputa internacional”, contou.

| | | Link:
Compartilhar:

Facebook

Carregando